Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


O que os consumidores procuram em snacks?

Snacks indulgentes e ricos em nutrientes têm atraído os consumidores, impulsionando a expansão da categoria. De acordo com pesquisas, pessoas com idades entre 18 e 24 anos optam por produtos que contribuam positivamente para sua nutrição ou melhorem o funcionamento do organismo. Já na faixa etária de 25 a 44 anos, o consumo está voltado para a busca de benefícios nutricionais.

Nesse emergente mercado, os fabricantes têm a oportunidade de inovar na criação de indulgências ricas em nutrientes, incorporando ingredientes naturais, benefícios funcionais, promoção da saúde emocional e elementos que despertem a curiosidade.

A introdução de entradas de nicho pode atrair consumidores com novos formatos, tamanhos e embalagens, adaptando-se às mudanças nas ocasiões de consumo de snacks. Os processadores também podem considerar abordar alegações nutricionais emergentes, como a presença de ômega 3, flúor, cálcio ou ferro. Além disso, destacam-se os atributos de responsabilidade social, atendendo a demanda daqueles que buscam snacks saudáveis alinhados a valores pessoais mais amplos.

Nozes e sementes oferecem uma saborosa união de prazer e benefícios à saúde. Quando se trata desses produtos, as principais reivindicações em ascensão incluem alto teor de proteína e a ausência de organismos geneticamente modificados (OGM). Outras tendências relacionadas abrangem teores de gordura, fibras, opções sem grãos, adequação a dietas cetogênicas e paleolíticas, bem como a isenção de glúten. Os fabricantes geralmente destacam características nutricionais intrínsecas, como os elevados níveis de ômega 3 nas nozes.

Entre os sabores predominantes para nozes e sementes, destacam-se o sal, sal marinho, mel e pimenta. A pimenta caiena e o cacau também contribuem para a diversidade de sabores nas nozes e sementes. Os lançamentos mais recentes incorporam ofertas gourmet e artesanais, explorando também sabores de ervas.

Os snacks salgados abrangem uma variedade de subcategorias, sendo os à base de batata os principais e de crescimento mais rápido. A ascensão de alegações como "à base de plantas", "vegano" e outros associados ao "rótulo limpo" também é evidente. Edições limitadas e alegações sazonais são estratégias eficazes para despertar o interesse dos consumidores, criando uma sensação de urgência para experimentar um produto durante seu período de disponibilidade limitada.

Os sabores dos snacks à base de batata variam de opções salgadas, como churrasco, queijo cheddar e cebola, a opções doces, como chocolate ao leite e mel. Diversos recursos são promovidos, incluindo melhorias na textura sensorial, como cortes mais espessos, e métodos de preparo, como assados no forno ou cozidos à vapor.

Os snacks de carne também têm uma base de consumidores considerável, sendo o alto teor de proteína a principal alegação, dada a natureza concentrada de proteína na carne. Alegações relacionadas à ausência de açúcar e glúten, juntamente com a redução de carboidratos, podem se referir à própria carne, que naturalmente não contém esses elementos, ou aos temperos utilizados.

A inovação nesse segmento vai desde edições limitadas com sabores regionais globais até variações tradicionais de salame e calabresa. Novas opções de sabores defumados, curados e até partes de animais ricas em colágeno estão ganhando destaque.

Diferentemente dos snacks salgados, que frequentemente incorporam ingredientes promotores da saúde, os snacks doces geralmente se concentram na redução de açúcares para aprimorar o seu perfil de saúde. As alegações de maior crescimento incluem baixo teor de açúcar e baixo teor de carboidratos. A presença de alegações como "sem adição de açúcar" e "sem açúcar" é mais expressiva no mercado de snacks doces com foco na redução de ingredientes negativos. Contudo, também foi observado o aumento nas alegações relacionadas ao conteúdo positivo de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

As barras de snacks são populares, tendo como principais motivadores para o seu consumo, a conveniência, o sabor e a saúde, sendo mais influenciados por alegações relacionadas a açúcares, fibras e proteínas, bem como pela utilização de ingredientes “reais".

Entre os sabores mais populares, o chocolate ao leite lidera, seguido por amêndoa, mistura de nozes e chocolate amargo. A ausência de glúten, teor de fibras, teor proteico e opções veganas são as principais reivindicações entre os novos produtos de snacks.




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: