Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Neutralidade de carbono - O que isso significa para a indústria de alimentos?

Neutralidade em carbono, também conhecida como carbono neutro, é o conceito que descreve o equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitida por uma determinada entidade, como uma empresa ou uma atividade, e a quantidade removida ou compensada. Uma entidade é considerada neutra em carbono quando suas emissões líquidas de GEE são zero, ou seja, todas as emissões que gera são igualadas pela remoção ou compensação de uma quantidade equivalente de GEE da atmosfera.

Na indústria de alimentos, a jornada para alcançar a neutralidade em carbono começa com a avaliação abrangente das emissões de GEE em toda a cadeia produtiva, incluindo a contabilização das emissões associadas à produção, processamento, transporte, armazenamento e descarte de alimentos, bem como as atividades agrícolas envolvidas na produção de matérias-primas.

Com base nessa avaliação, é possível identificar áreas de maior impacto e implementar estratégias para reduzir as emissões, como por exemplo, a adoção de práticas agrícolas regenerativas, o uso de fontes de energia renovável nas operações, a otimização dos processos logísticos e a minimização do desperdício de alimentos.

Além de reduzir emissões, é importante investir em projetos de compensação de carbono, como o reflorestamento ou projetos de captura e armazenamento de carbono, para equilibrar quaisquer emissões remanescentes. Esses projetos devem ser cuidadosamente selecionados e monitorados para garantir sua eficácia e transparência.

Também requer uma abordagem holística que inclua a colaboração com fornecedores, clientes e outras partes interessadas ao longo da cadeia de valor para atingir metas compartilhadas de sustentabilidade. Envolve o engajamento com fornecedores para melhorar práticas agrícolas ou de produção e com clientes para promover escolhas de consumo mais conscientes.

No contexto regulatório e de mercado atual, a neutralidade em carbono também é vista como uma vantagem competitiva. Empresas que conseguem alcançar e demonstrar neutralidade em carbono podem melhorar sua reputação, atrair consumidores mais conscientes e cumprir com as exigências de regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001