Os ingredientes são peças-chave para a formulação de alimentos e bebidas que atendam às necessidades e desejos dos consumidores em uma série atributos. A versatilidade dos ingredientes de fibra os torna uma excelente ferramenta para formuladores que buscam maneiras de reduzir o teor de açúcar e melhorar o sabor e a textura, ao mesmo tempo em que criam um produto mais saudável com um atraente conjunto de ingredientes.
As fibras solúveis, como inulina, frutooligossacarídeos e fibra de tapioca, são ferramentas viáveis para ajudar a melhorar o sabor e a textura dos alimentos, além de manter um conjunto de ingredientes palatável.
Podem, por exemplo, ser uma solução para reduzir o teor de açúcar dos produtos e ajudar a mascarar notas estranhas de adoçantes naturais. Por possuírem sabor neutro, as fibras prebióticas ajudam a eliminar as notas estranhas dos adoçantes de alta intensidade. Quando adicionadas a uma fórmula, fornecem textura ao corpo do produto e reduzem os açúcares adicionados e os carboidratos líquidos, criando produtos visualmente atraentes com um mouthfeel aprimorado.
A textura é um atributo importante ao reduzir o açúcar, que atua fornecendo volume, viscosidade, textura e mouthfeel ideais associados a produtos doces. Adoçantes de alta intensidade podem ajudar a substituir a doçura do açúcar, mas por possuírem doçura intensa, menos ingrediente é necessário, o que acaba afetando a textura e o mouthfeel que, de outra forma, viriam do açúcar. A fibra pode ajudar a adicionar não apenas doçura, mas também textura.
Quando usadas em produtos de panificação, as fibras prebióticas atuam como um emulador de gordura, adicionando cremosidade. Em produtos sem glúten, podem melhorar o mouthfeel adicionando volume e corpo, melhorando a textura. Também contribuem para a textura de queijos, sopas e massas, devido as suas características de gelificação. Como os frutanos do tipo inulina são sacarídeos, também podem participar da reação de Maillard para dourar e criar uma crosta em assados e confeitos.