Atletas e consumidores que se preocupam com a saúde estão se voltando para produtos com propriedades adicionais de bem-estar. Enquanto os atletas sempre buscaram bebidas com alto teor de proteínas ou isotônicas, os consumidores “saudáveis” estão optando por sabores especiais e ingredientes inovadores.
Essas preferências sempre estiveram bem demarcadas no setor de bebidas esportivas, no entanto, as fronteiras entre os grupos-alvo tradicionais estão mudando. Hoje, as bebidas prontas para beber (RTD) voltadas para esportes e nutrição ativa estão disponíveis em diversas variedades, incluindo bebidas energéticas, esportivas, de bem-estar, substitutos de refeição, vitaminas e minerais e águas saborizadas, atendendo a um público diversificado, que inclui desde atletas até consumidores com foco na saúde, buscando saciar a sede, obter estímulo ou benefícios adicionais ao longo do dia.
Com essa mudança, o setor de nutrição esportiva está experimentando um crescimento significativo, com as bebidas RTD liderando as vendas, não somente para atletas profissionais, mas também incluindo amadores, pessoas ativas e ocupadas, que buscam benefícios de saúde.
Entender as metas desses novos grupos-alvo é fundamental. Enquanto atletas profissionais necessitam de bebidas adaptadas a situações extremas e de reposição rápida de energia e minerais, os consumidores comuns buscam melhorar sua forma física com atividades moderadas. Além disso, aqueles que desejam energia para o dia optam por bebidas de boa forma, ao invés de soluções rápida de cafeína.
O sabor também se tornou uma consideração importante. As bebidas proteicas evoluíram em termos de sabor e textura, com os fabricantes buscando mascarar sabores indesejados, especialmente em proteínas vegetais, e lançando novos sabores e ingredientes funcionais.
Outro ponto importante é que os carboidratos de baixo índice glicêmico podem evitar flutuações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, beneficiando consumidores que buscam energia estável. Além disso, favorecem a queima de gordura, o que é relevante para atletas de resistência. As bebidas esportivas isotônicas devem manter uma osmolaridade constante para serem eficazes, o que é alcançado com carboidratos de baixo índice glicêmico resistentes à hidrólise ácida.
Oferecer bebidas RTD que equilibram energia, melhoram o metabolismo de gordura, controlam o açúcar no sangue e mantêm a osmolaridade pode atrair um público mais amplo, desde que o sabor também seja considerado.