Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Expansão demográfica e o desejo por bebidas esportivas

As bebidas prontas para beber (RTD) para esportes e nutrição ativa são abundantes em todas as variedades: bebidas energéticas, bebidas esportivas, bebidas de bem-estar, substitutos de refeição, vitaminas/águas minerais e outras águas com sabor. Para os consumidores ativos, os RTDs podem ser refrescantes para matar a sede, um estimulante fácil ou uma bebida funcional que oferece “algo a mais” para ajudá-los a passar o dia.

Atletas e outros consumidores que se preocupam com a saúde estão se voltando para produtos com propriedades adicionais de bem-estar; consumidores que gostam de experimentar estão optando por sabores especiais e ingredientes inovadores, enquanto os atletas sempre buscaram bebidas com alto teor de proteínas ou isotônicas. No entanto, as fronteiras entre os grupos-alvo tradicionais estão cada vez mais confusas.

A Mordor Intelligence relatou uma taxa de crescimento anual composta global (CAGR) de cerca de 12,2% para todo o setor de nutrição esportiva durante os próximos cinco anos, com o segmento de bebidas apresentando as vendas mais altas. Os atletas de fim de semana estão completando o público-alvo de profissionais do esporte, amadores ambiciosos e simplesmente pessoas ocupadas e ativas. Esses consumidores esperam um desempenho das bebidas RTD com um benefício positivo para a saúde.

Para alcançar efetivamente esses novos grupos-alvo, é importante compreender os seus objetivos. Considerando que os atletas profissionais precisam preparar seus corpos para situações de estresse extremo com alimentos e bebidas especiais adaptados às suas necessidades - ou repor rapidamente suas reservas de energia e minerais durante e após o treinamento com bebidas isotônicas -, os praticantes de exercícios típicos geralmente estão mais interessados em deixar seus corpos em melhor forma, com um nível moderado de atividade. Ao mesmo tempo, aqueles que esperam obter mais e mais energia de longa duração para suas vidas diárias estão se voltando para as bebidas de boa forma, ao contrário do impulso rápido de cafeína, por exemplo, que inúmeras bebidas energéticas oferecem.

Agora, porém, os produtos esportivos RTD também devem oferecer sabor. As bebidas proteicas percorreram um longo caminho desde suas ofertas originais, no que diz respeito a mouthfeel e sabor. Hoje, as bebidas enriquecidas com proteínas estão, literalmente, na boca de todos. As expectativas estão aumentando e os fabricantes estão procurando novas maneiras de compensar as desvantagens sensoriais, particularmente relacionadas ao enriquecimento de proteínas à base de plantas e adoçantes de alta intensidade com ingredientes de mascaramento, bem como a introdução de novos sabores e ingredientes funcionais adicionais para a categoria em geral.

Por último, mas não menos importante, e por várias razões, os fabricantes de bebidas esportivas RTD para consumo geral precisam ficar de olho nos carboidratos, especificamente nos açúcares. Enquanto os atletas entendem que os açúcares e outros carboidratos atuam como fontes comprovadas de energia, o açúcar convencional e, portanto, o açúcar adicionado nos rótulos de informações nutricionais, é um dos ingredientes que os consumidores típicos desconfiam. Embora os açúcares sejam frequentemente percebidos como associados a consequências negativas para a saúde, também são uma fonte de energia essencial que o corpo pode usar para o seu bom funcionamento.

A educação e as mensagens do produto podem fazer parte da solução. Uma pesquisa da Insites Consulting em 2020, com 5.000 consumidores na Espanha, França, Alemanha, Polônia e no Reino Unido, mostrou que um em cada três consumidores carece de energia durante o dia e busca alimentos e bebidas para neutralizá-la. A pesquisa também indicou que oito em cada 10 adultos jovens (de 18 a 34 anos) estão buscando produtos que aumentam a energia.

Embora as bebidas esportivas RTD tenham se tornado mais populares, muitas ainda contêm fontes clássicas de energia - carboidratos de alto índice glicêmico, como maltodextrina, sacarose ou xarope de glicose -, o que não seria adequado para o consumidor médio. Ingredientes de alto índice glicêmico são decompostos logo após entrarem no intestino delgado e fazem com que o nível de glicose no sangue aumente rapidamente após o consumo. Isso pode ser útil, por exemplo, como um aumento de energia “instantâneo” durante um evento de sprint ou sessões de treinamento intenso, mas não é saudável para alguém sentado em uma mesa durante o seu dia de trabalho.

Especialmente para consumidores ativos que vão à academia para colocar seus corpos em melhor forma ou perder peso, o funcionário sob coação, o aluno fazendo exames ou pais ocupados cuidando do trabalho e da vida doméstica com os filhos, fortes flutuações nos níveis de açúcar no sangue não são ideal. Se o açúcar no sangue aumentar drasticamente devido aos ingredientes com alto índice glicêmico, o corpo libera mais insulina para transportar esse açúcar para as células. Consequentemente, o nível de açúcar no sangue cai com a mesma rapidez. Como resultado, o desempenho é prejudicado, os consumidores se sentem exaustos e, ainda assim, o corpo exige uma reposição, o conhecido efeito “pico de açúcar e queda”.

Um carboidrato totalmente digerível com baixo índice glicêmico (IG) pode neutralizar esse efeito de pico e queda por meio de uma liberação lenta e constante de glicose, o que mantém os níveis de insulina baixos e fornece um efeito geral positivo sobre o açúcar no sangue. A glicose é o principal combustível do corpo e do cérebro.

Altos níveis de glicose e concentrações elevadas de insulina têm outra desvantagem: inibem a capacidade do corpo de queimar suas próprias reservas de gordura. Estudos demonstraram que as bebidas esportivas com carboidratos de liberação lenta ao invés de açúcares convencionais e/ou outros carboidratos rapidamente disponíveis, aumentam a taxa de queima de gordura e o desempenho de atletas de resistência. Os participantes do estudo que consumiram uma bebida RTD com açúcar de baixo índice glicêmico tiveram uma concentração de açúcar no sangue consistentemente mais estável durante todo o período de treinamento - devido a um pico inicial de açúcar no sangue menos intenso - e, portanto, níveis mais baixos de insulina no sangue. Essa mudança metabólica causou uma mudança da queima de carboidratos para a oxidação de gordura.

Como categoria especializada, as bebidas esportivas isotônicas devem conter o mesmo teor de minerais, carboidratos e vitaminas do sangue humano, o que permite que os nutrientes fornecidos sejam absorvidos mais rapidamente e de forma melhor pelo organismo. Nesse contexto, a osmolaridade se refere ao número de partículas dissolvidas por quilograma de fluido. Essa proporção deve permanecer constante até a data de validade de um produto para preservar o benefício reivindicado para o usuário final.

Estudos demonstraram - e os detalhes do extenso manual “Adoçantes Alternativos” - que bebidas estáveis em prateleira com um carboidrato de baixo índice glicêmico resistente à hidrólise ácida têm uma osmolaridade constante, mesmo sob diferentes condições ambientais. Esta é uma vantagem, por exemplo, em comparação com bebidas adoçadas com sacarose, cuja osmolaridade pode variar. Isso torna mais fácil reivindicar os benefícios da concentração de partículas específicas da bebida, como "isotônico".

O mercado de bebidas esportivas está crescendo, o que torna a concorrência constante. Os fabricantes de bebidas RTD podem fornecer uma solução única e inovadora que oferece um suprimento de energia equilibrado, algo que qualquer pessoa adoraria. Isso leva a benefícios funcionais de energia sustentada, metabolismo de gordura melhorado, controle de açúcar no sangue e osmolaridade para bebidas isotônicas. E para atingir uma base mais ampla de consumidores, é claro, incorporar bom gosto é imprescindível.

Fonte: Natural Products Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001