A Givaudan anunciou uma parceria com a Thimus, empresa de neurociência responsável pela plataforma exclusiva TBox, que oferece uma abordagem única ao reunir dados explícitos e implícitos para explorar a experiência humana com alimentos.
O resultado dessa parceria é o lançamento do programa Food Emotions Powered by Thimus, que representa a primeira aplicação abrangente da plataforma TBox no setor alimentício em todo o mundo. O acordo destaca o compromisso crescente da Givaudan com capacidades digitais para fornecer percepções do consumidor exclusivas e moldar o futuro dos alimentos.
Em um contexto em que os produtos alimentares estão sendo reformulados para atender a novas expectativas, considerações essenciais, como sustentabilidade, saúde, qualidade e emoção, estão no centro desse processo de reinvenção. A neurociência emerge como uma ferramenta para preencher a lacuna entre o que os consumidores expressam e suas experiências e comportamentos reais. A Thimus introduziu uma ferramenta portátil que, durante os testes de sabor, registra sinais cerebrais, permitindo uma compreensão mais completa da experiência do consumidor.
O TBox vai além dos métodos tradicionais, como grupos focais ou questionários, oferecendo aos participantes fones de ouvido que registram sinais cerebrais. Esses sinais são processados por algoritmos validados, medindo quatro estados mentais principais: assimetria frontal, envolvimento, carga de trabalho cognitivo e relaxamento. A análise e recuperação de dados são realizadas por meio de software proprietário e um banco de dados baseado em nuvem.
De acordo com Mario Ubiali, fundador e CEO da Thimus, a empresa humaniza a neurociência para redesenhar alimentos, e a colaboração com a Givaudan visa compreender profundamente as motivações, cultura e emoções subjacentes às experiências alimentares.
“A colaboração com a Thimus representa um marco significativo na compreensão do consumidor, oferecendo a oportunidade de revolucionar a cocriação com os clientes e transformar os hábitos alimentares, promovendo escolhas mais nutritivas”, disse Fabio Campanile, Chefe Global de Ciência e Tecnologia para Sabor e Bem-Estar da Givaudan, destacando ainda, que a neurociência tem o poder único de revelar os verdadeiros sentimentos dos consumidores durante a experiência alimentar.
A Givaudan planeja integrar gradualmente essa tecnologia e disponibilizá-la seletivamente para clientes em algumas regiões.