A fibra dietética é a parte estrutural dos alimentos vegetais (como grãos, frutas ou vegetais) que o corpo humano não pode decompor ou digerir. Ao invés disso, a fibra passa pelo organismo sem ser digerida.
Os dois tipos básicos de fibra são: fibra solúvel, que se dissolve na água e forma uma substância gelatinosa que pode retardar o movimento dos alimentos do estômago para o intestino; e fibra insolúvel, que não se dissolve em água; ao invés disso, retém a água, o que ajuda a mover os alimentos pelo sistema digestivo, onde pode ajudar a regular os problemas intestinais.
Uma dieta rica em fibras está associada a muitos benefícios potenciais e pode servir para reduzir o risco de vários problemas de saúde. Por outro lado, uma deficiência de fibra pode afetar negativamente a saúde de várias maneiras, aumentando a possibilidade de vários problemas.
Então, quanta fibra é suficiente? Um artigo, “Fiber Fact Sheet”, no site do International Food Information Council (IFIC) observou que o nível adequado de ingestão (AI) para fibra recomenda que adultos com menos de 50 anos consumam cerca de 25 gramas (para mulheres) a 38 gramas (para homens) de fibra total por dia. À medida que as pessoas envelhecem, suas necessidades de fibras diminuem e a recomendação é reduzida para 21 gramas para mulheres e 30 gramas para homens com mais de 70 anos.
O banco de dados anual de tendências de saúde e bem-estar (HWTD) do Natural Marketing Institute (NMI) destaca as atitudes e comportamentos dos consumidores em relação a uma ampla gama de questões relacionadas às tendências no uso de alimentos e bebidas. Os dados mais recentes mostram que, embora a maioria da população em geral tenha usado alimentos ricos em fibras no ano passado, e cerca de um quarto tenha aumentado sua ingestão de fibras, muitos ainda sentem que suas dietas são deficientes a esse respeito.
As melhores fontes de fibra incluem frutas e vegetais frescos, grãos integrais, nozes e legumes. Como a quantidade de fibras solúveis e insolúveis varia em diferentes tipos de alimentos, é importante o consumo de uma grande variedade de opções ricas em fibras.
Determinar a quantidade de fibra contida em alimentos e bebidas muitas vezes pode ser feito pela leitura do rótulo de Informações Nutricionais. A pesquisa do NMI mostra que os consumidores estão se referindo às informações do rótulo das embalagens: três em cada 10 disseram que as informações no rótulo têm “muita” influência na compra de produtos saudáveis, e um quarto citou especificamente o teor de fibras como um dos itens que verificam com mais frequência ao ler os rótulos de alimentos e bebidas embalados.
Nesse sentido, é importante que os fabricantes sejam claros sobre o conteúdo de fibra do produto, seja no rótulo de Informações Nutricionais ou destacado na frente da embalagem.
Apesar de todas as maneiras aparentemente fáceis de identificar e incorporar fibras em dietas, uma notável minoria, incluindo os dois grupos de “bem-estar” e “alimentos ativos” mais focados na saúde, acredita que suas dietas são deficientes em fibras. Curiosamente, esses mesmos consumidores também sentem que suas dietas carecem de frutas e vegetais frescos, bem como grãos integrais, produtos que são as principais fontes de fibra.
Os fabricantes têm a oportunidade de fornecer produtos inovadores que fornecem fibras, além de comunicar aos consumidores as inúmeras razões pelas quais devem optar por mais fibras em suas dietas.
Fonte: Food Beverage Insider