Com uma estratégia bem-sucedida de diversificação e expansão por aquisições, a Camil Alimentos completa 60 anos de atuação no mercado como uma das principais plataformas de marcas alimentícias da América Latina, uma receita bruta de R$12 bilhões em 2022, e atuação com marcas de alto reconhecimento em grãos, adoçados, biscoitos, café, massas e peixes enlatados.
Tendo como base o arroz e feijão da marca, a partir dos anos 2000, a Camil deu início a um novo ciclo de expansão, ao aliar o crescimento orgânico a uma bem-sucedida estratégia de aquisições, que permitiu não apenas ampliar o portfólio de marcas e categorias de produtos, mas também internacionalizar as operações. Nos últimos 15 anos, passou a atuar no Uruguai, Chile, Peru e Equador com marcas relevantes no mercado de grãos em cada um dos países de operação.
Além disso, expandiu sua atuação também para outras categorias, a partir da aquisição da marca de pescados Coqueiro (2011) e da marca de açúcar União (2012), marcando o início de uma estratégia baseada em três pilares: crescimento orgânico, lançamentos de produtos e aquisições relevantes. “A combinação desses pilares contribuiu significativamente para o incremento dos resultados da companhia, principalmente, no que diz respeito à capacidade de identificar oportunidades que tivessem sinergia com o nosso negócio e que ampliam nosso portfólio de marcas líderes e de produtos de maior valor agregado, fortalecendo nossa presença na América Latina”, destacou Luciano Quartiero, CEO da Camil Alimentos.
Já em 2017, abriu capital e passou a acelerar sua meta de crescimento, com a aquisição da SLC Alimentos, em 2018, na categoria de grãos no Brasil, e ingressando, quatro anos depois, nas categorias de massas com a Santa Amália, café com a marca União e, mais recentemente, com a entrada em biscoitos, com a compra da Mabel, consolidando a empresa no setor de alimentos, ingressando em seu sexto segmento de atuação.
Hoje, a Camil alimentos conta com mais de oito mil colaboradores em toda a América do Sul, reunindo 35 plantas industriais e 23 centros de distribuição. “O ano de 2023 é especial porque marca 60 anos de uma história de resiliência e empreendedorismo de uma empresa brasileira protagonista no setor de alimentos na América Latina”, afirmou Luciano.