Com um movimento global estimado em cerca de US$ 210 bilhões anualmente, o segmento de confeitos, que inclui chocolates, balas, gomas de mascar e outros doces, registrou nos últimos cinco anos, aumento de mais de 3% em todo o mundo. E as projeções sugerem que esse crescimento continuará, com uma taxa anual composta prevista de mais de 4% até 2027, com destaque para a América Latina.
Esse cenário promissor, tracionado pelo consumo indulgente cada vez mais forte, é uma das principais apostas da Oterra para 2024. Produtora mundial de corantes naturais para alimentos e bebidas, a empresa acredita que o mercado de confeitos pode explorar novos horizontes ainda mais amplos e, com essa tendência no radar, está promovendo junto a clientes e parceiros todo o potencial de inovação que as cores naturais podem oferecer para os players dessa indústria.
A Oterra fez uma profunda imersão nesse universo e reuniu dados do setor e insights. Na prática, a abordagem inclui inúmeros exemplos de possibilidades de aplicação das cores nas mais diversas categorias de confeitos.
Além disso, a equipe da Oterra promoverá um intercâmbio cultural ao entregar aos clientes e parceiros uma seleção de produtos do Brasil, México, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, China, além de outros países da Europa e do Sudeste Asiático, que já exploram conceitos ousados e inovadores na aplicação de cores naturais em confeitos. “É um autêntico convite a clientes e parceiros para uma jornada transformadora, tanto da percepção da indústria sobre a experiência dos confeitos nos consumidores com a naturalidade, quanto para novos caminhos e inovação nesse mercado”, enfatizou Stella Munhoz, Gerente de Marketing da Oterra para a América Latina.
Embora a indústria de confeitos já conheça muito bem o poder das cores no ponto de venda, Stella acredita que há outros pontos importantes que os fabricantes de conceitos precisam ter no radar, destacando a busca dos consumidores por novos produtos e experiências, e a maior conectividade presente no dia a dia, favorecendo produtos com melhor apelo visual e instagramáveis, que fomenta vendas a partir do ambiente digital.
Nesse contexto, os corantes naturais também conferem aos confeitos um panorama para engajar os consumidores nos momentos do consumo de indulgência. “As cores geram estímulos sensoriais, despertam desejos, amplificam sentimentos positivos, em ocasiões que as pessoas buscam a sensação de felicidade e recompensa”, ressaltou Stella.
Os corantes naturais podem, até mesmo, agregar atributos de saudabilidade aos confeitos, indo ao encontro de uma das principais tendências de mercado, ou seja, oferecer opções mais saudáveis nos produtos relacionados ao consumo de indulgência.
O setor de confeitos tem boa perspectiva de mercado em âmbito global e a Oterra mobiliza parceiros dessa indústria para que alguns dos produtos responsáveis pelos prazeres mais simples da vida possam superar as expectativas, tanto de mercado, quanto nas experiências proporcionadas aos consumidores.