Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A versatilidade da inulina em formulações de alimentos e bebidas

A inulina é um carboidrato natural encontrado em vegetais e frutas. Sua fonte mais popular são as raízes da planta da chicória, de onde a substância é extraída para fins industriais.

Popular como fibra prebiótica, a inulina oferece vantagens de formulação como uma alternativa ao açúcar ou à gordura, incluindo retenção de umidade, estabilização da textura dos alimentos e aumento da absorção de minerais.

A inulina é um ingrediente substituto para gordura e açúcar que pode aumentar a fibra, reter a umidade e estabilizar a textura dos alimentos. Seu consumo aumenta a absorção de minerais e estimula o sistema imunológico.

Também é usada como um prebiótico, ou seja, que pode ajudar a estimular o crescimento de bactérias intestinais benéficas, enquanto restringe o crescimento de bactérias nocivas, promovendo a saúde intestinal e o crescimento bacteriano saudável, especificamente as espécies Bifidobacteria e Lactobacillus, que permitem ao corpo humano combater patógenos, estimular respostas imunes e ajudar na digestão saudável.

A inulina possui uma qualidade organoléptica excepcional, o que significa que melhora a experiência sensorial dos alimentos, incluindo textura, odor, cheiro e sabor, sem adicionar sabor ao produto alimentício.

As ligações que unem as moléculas de frutose na inulina impedem a digestão pelas enzimas intestinais, o que significa que a inulina passa pelo trato digestivo sem ser metabolizada. As calorias, portanto, não são digeridas, tornando-a uma ótima opção para alimentos de baixa caloria. Além disso, aumenta a estabilidade e preserva a emulsão do produto alimentício, permitindo que alimentos com baixo teor de gordura tenham sabor e mouthfeel. Uma pequena quantidade de inulina adicionada a produtos lácteos com baixo teor de gordura melhora o sabor e a textura.

Outra característica única da inulina é sua capacidade de imitar a gordura em produtos alimentícios. Quando combinada com um líquido, como a água, forma uma substância semelhante a um gel que replica a sensação gordurosa da gordura real em alimentos e ingredientes. Também mantém suas propriedades de fusão e congelamento, permitindo uma fácil substituição de gordura nos alimentos. A inulina cria alternativas de alimentos com baixo teor de gordura que mantêm o sabor e o mouthfeel de suas contrapartes originais.

A inulina de alto desempenho, introduzida recentemente no mercado, fornece quase o dobro das características de imitação de gordura em comparação com outros tipos de inulina, sem adicionar sabor residual adocicado, tornando ainda mais viáveis as opções com baixo teor de gordura.

As opções para formular com inulina são essencialmente infinitas e os benefícios adicionais de textura e sabor podem fornecer apelo extra do ponto de vista da formulação.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001