De acordo com especialistas da IFF, as métricas de consumo utilizadas para desenvolver produtos progrediram para a compreensão a nível emocional, comportamental e cognitivo. Para medi-las, a IFF usa o Beyond Hedonics, um programa desenvolvido pela empresa que começou há mais de 20 anos, e que trabalha com duas abordagens: implicitamente, medindo comportamentos, reações corporais e ativação cerebral, explicitamente, envolvendo perguntas diretas aos consumidores.
“Com os métodos explícitos, desenvolvemos modelos e questionários proprietários ao longo dos últimos 20 anos, começando pelo mapeamento de humor, que evoluiu progressivamente para o IFF FlavorFeelings, que pode medir com precisão 34 sentimentos diferentes, representando 10 estados de humor.”, explicou Benjamin Mattei, vice-presidente de experiência global de produtos da Divisão Nourish Division da IFF.
A ciência de dados avançada e, especialmente, a Inteligência Artificial (IA) são usadas para automatizar a interpretação da análise de dados e permitir a previsão.
O programa nasceu da constatação de que, embora o gosto do consumidor seja utilizado em quase como o principal indicador-chave de desempenho para decidir se um produto deve ou não ser lançado no mercado, não prevê com êxito o sucesso de um produto.
A abordagem implícita permite que os especialistas da IFF vejam o que os consumidores sentem e pensam, enquanto a abordagem explícita proporciona mais granularidade nas respostas e é mais fácil de implementar. A empresa considera fundamental combinar abordagens explícitas e implícitas para ter uma visão completa de como um produto impacta o consumidor emocional, cognitiva, física e psicologicamente.
“Com o IFF Beyond Hedonics, podemos demonstrar uma forte associação de certos sabores ou ingredientes de sabor com um aumento de energia, apoiando, por exemplo, o desenvolvimento de opções de bebidas energéticas mais saudáveis”, disse Mattei.
O programa visa desenvolver capacidades proprietárias únicas para medir e prever esses parâmetros e gerar conhecimento para permitir a criação dos produtos que os consumidores desejam, permitindo que a IFF crie produtos que proporcionem os benefícios pretendidos.