Ofi anuncia nova estratégia de sustentabilidade, com metas ambiciosas
Data de publicação: 19/06/2024
Compartilhar:
A Ofi, fornecedor global de ingredientes naturalmente bons para alimentos e bebidas, anunciou sua nova estratégia de sustentabilidade intitulada "Escolhas para Mudança" e estabeleceu metas ambiciosas para 2030. Em resposta à crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e aos desafios climáticos e legislativos na cadeia de abastecimento alimentar, a empresa pretende proporcionar um impacto a longo prazo em quatro pilares críticos: Agricultores Prósperos, Comunidades Prósperas, Ação Climática e Regeneração do Mundo Vivo.
A nova estratégia visa melhorar os meios de subsistência de um milhão de agricultores, os ajudando a serem mais produtivos e a fornecerem ingredientes de melhor qualidade. Além disso, pretende reduzir as emissões do escopo 3 em 30%, oferecendo aos clientes produtos e ingredientes de baixo carbono e contribuindo para compromissos de zero emissões líquidas. Outro objetivo é colocar dois milhões de hectares de terra sob práticas agrícolas regenerativas para criar resiliência agrícola a longo prazo e produtos com impacto natural positivo verificado.
Para apoiar essas metas, a estratégia “Escolhas para Mudança” enfatiza a excelência da cadeia de abastecimento, incorporando rastreabilidade, insights de dados, mitigação de riscos, verificação e envolvimento profundo do fornecedor. Ferramentas tecnológicas, como o sistema de gestão de sustentabilidade AtSource e o planejador de cenário de carbono integrado, serão usadas para planejamento e custeio da ação climática.
As principais plataformas globais de produtos da Ofi, como cacau, café, laticínios, nozes e especiarias, já possuem estratégias específicas para enfrentar os desafios das suas respectivas cadeias de fornecimento. Essas estratégias são essenciais para cumprir as metas do “ Escolhas para Mudança”, que busca consolidar um único conjunto de ambições globais, com métricas e definições universais para todas as operações da Ofi em cerca de 50 países. A estratégia será implementada em parceria com agricultores, governos, sociedade civil e clientes da empresa, incluindo grandes marcas e fabricantes de produtos alimentícios.