World Cocoa Foundation lança primeiro padrão de contabilidade de emissões de gases de efeito estufa do setor
Data de publicação: 07/02/2025
Compartilhar:
A World Cocoa Foundation (WCF) anunciou o lançamento do que é considerado o primeiro padrão de contabilidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da indústria do cacau. Desenvolvido em parceria com a consultoria de sustentabilidade ambiental Quantis e com o apoio de líderes do setor, o GHG Accounting Standard Methodology oferece uma abordagem única para medir, relatar e mitigar emissões em toda a cadeia do cacau.
O novo padrão foi criado para ajudar empresas do setor a cumprir suas obrigações de reporte de emissões do Escopo 3, abrangendo temas como mudanças no uso da terra, gestão de solos, remoção de carbono e redefinição de bases de cálculo. A metodologia permite que as companhias relatem suas emissões de forma consistente com as diretrizes da Science Based Targets Initiative (SBTi) e em conformidade com o rascunho do GHG Protocol (GHGP) Land Sector andRemovalsGuidance, cuja versão final será publicada ainda este ano.
Segundo Michael Matarasso, diretor de Impacto e chefe da WCF na América do Norte, o novo padrão representa uma transformação para o setor.
“Até agora, não havia uma forma padronizada e detalhada para que a indústria do cacau relatasse com precisão suas emissões de GEE. As empresas enfrentavam dificuldades com métodos diversos que geravam resultados inconsistentes. Alinhar o setor em torno de uma metodologia de melhores práticas vai garantir dados mais precisos, apoiar a participação em programas climáticos e trazer benefícios financeiros para produtores envolvidos em projetos de carbono”, destacou.
O GHG Accounting Standard Methodology integra o portfólio de ferramentas da WCF para monitoramento e reporte abrangente de questões críticas de sustentabilidade no setor do cacau. Entre elas estão a Deforestation Risk Assessment Methodology, que padroniza a avaliação de riscos de desmatamento para o mercado da União Europeia, e o Cocoa Household Income Study (CHIS), que estabelece uma metodologia para medir a renda familiar dos produtores de cacau.