Vidro lidera a preferência do consumidor entre os materiais de embalagem
A forma como um produto é embalado influencia diretamente sua percepção pelo consumidor, e os dados mais recentes apontam para uma valorização clara do vidro nesse contexto. Um estudo divulgado pela FEVE – Federação Europeia do Vidro para Embalagens revela que o material se destaca frente a alternativas como PET e alumínio.
Realizada na França ao longo de 2025, a pesquisa combinou um estudo laboratorial científico, com base em neurociência, e uma pesquisa quantitativa com consumidores. Ao todo, mais de 700 pessoas participaram da análise, que comparou exclusivamente o efeito de três tipos de embalagem: vidro, PET e alumínio, em produtos idênticos, sem interferência de marca, rótulo ou design.
Os resultados mostram que o vidro se destaca de forma consistente em atributos como qualidade percebida, expectativa de sabor, valor premium e desejabilidade. No ambiente laboratorial, o material foi o que mais ativou respostas automáticas e não conscientes relacionadas a prazer sensorial e percepção de valor, antes mesmo de uma avaliação racional do produto, um fator considerado decisivo no comportamento de compra.
Na pesquisa quantitativa, os consumidores também demonstraram uma preferência clara por produtos acondicionados em vidro, superando PET e alumínio em todos os critérios avaliados.
Além da percepção ambiental, o levantamento reforça atributos técnicos do vidro que impactam diretamente a experiência do consumidor, como sua natureza inerte e não tóxica, a preservação do sabor e da qualidade do produto e sua eficiência como barreira contra oxigênio e bactérias.
O estudo confirma que o vidro não é apenas um invólucro, mas um elemento que influencia diretamente a forma como o consumidor enxerga qualidade, confiança e responsabilidade ambiental, fatores cada vez mais determinantes nas decisões de compra.
Sobre este último fator: responsabilidade ambiental, uma seção complementar do estudo analisou especificamente as crenças dos consumidores em relação aos aspectos ambientais e constatou: “Há uma crença quase unânime de que as garrafas de vidro são ecologicamente responsáveis e recicláveis, por isso possui fortes credenciais ambientais. O vidro é 100% e infinitamente reciclável, tornando um recurso vital para novos processos de produção”, aponta Gordy Pleyers, professor da Universidade de Louvain e líder do estudo conduzido pela Mind Insights para a FEVE
É nesse contexto que a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, se posiciona de forma estratégica ao reimaginar o vidro para um futuro sustentável, convertendo um atributo ambiental já valorizado pelo consumidor em um pilar central do negócio. A companhia avança na consolidação do vidro como solução-chave da economia circular, integrando inovação, eficiência industrial e uma agenda ESG robusta para impulsionar um modelo produtivo mais responsável, alinhado às demandas do mercado, da sociedade e das próximas gerações.


























