Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Pesquisa revela uso de crostas de pão para criação de novos alimentos

Um estudo publicado no periódico NPJ Science of Food, por pesquisadores da Aberystwyth University, revelou que crostas de pão, combinadas com suco de capim prensado rico em nutrientes, podem ser fermentadas por fungos para criar proteínas alternativas. O processo inovador aproveita o capim, tradicionalmente usado para alimentação animal, como base para o crescimento dos fungos.

O resultado da fermentação é um tipo de proteína alternativa que pode ser incorporada em alimentos como pães fortificados, tortas de carne e salsichas, ajudando a reduzir o desperdício de alimentos e oferecendo uma solução sustentável para atender à demanda alimentar global.

Atualmente, cerca de 10% dos 185 milhões de toneladas de pão produzidas por ano são desperdiçadas, especialmente em supermercados e padarias comerciais. Apesar de parte desse excedente ser segura para consumo e redistribuída por organizações de caridade, ele não pode ser comercializado em larga escala, o que agrava o problema global de desperdício de alimentos.

O método utilizado pelos pesquisadores baseia-se na fermentação em estado sólido, que gera menos resíduos líquidos e é mais sustentável do que outros processos. O fungo usado no processo já é utilizado na produção de alimentos vegetarianos, como o tempeh, um substituto de carne feito de soja fermentada, popular na Ásia.

A pesquisa, financiada pelo UKRI Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC), tem o apoio da empresa alimentícia Samworth Brothers. Com o avanço do estudo, os pesquisadores planejam trabalhar no aprimoramento do sabor e das características sensoriais das proteínas alternativas, buscando torná-las mais atrativas ao paladar dos consumidores e ampliar suas aplicações na indústria alimentícia.




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: