Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Opções “melhores para você” no mercado de refrigerantes

Os consumidores de hoje estão mais conscientes sobre os ingredientes que compõem suas bebidas, prestando muita atenção àqueles que são considerados prejudiciais à saúde, variando de alto teor de açúcar e ingredientes artificiais a certos ingredientes que aumentam a energia.

Uma tendência emergente antes da pandemia e impulsionada em seu rastro, os consumidores estão reavaliando as suas dietas na busca de melhorar a sua saúde. Isso é algo a que a indústria de bebidas deve responder, reformulando produtos para que as marcas possam posicionar os produtos como indulgentes e convenientemente nutritivos. Em alguns casos, isso também pode ajudar as categorias de bebidas a parecerem mais premium, ajudando a revigorar as categorias às vezes associadas à rotina e à inércia.

As marcas de bebidas devem adotar uma abordagem dupla para a formulação a partir da perspectiva do ingrediente. Em primeiro lugar, o foco deve ser na formulação “verde” e limpa, com os consumidores querendo ingredientes considerados reais e autênticos; isso significa sabores naturais, adoçantes e fontes de energia ao invés de contrapartes artificiais. Em segundo lugar, os consumidores querem ingredientes funcionais, que associam com a oferta de um incentivo à saúde; pense em minerais e nutrientes adicionados, pré e probióticos, intensificadores de energia e botânicos destinados a melhorar o humor ou ajudar no relaxamento. Como o foco continua na maximização do bem-estar em uma sociedade pós-pandemia, as marcas precisam se concentrar na reformulação para ajudar a modernizar as categorias de produtos.

Embora os consumidores estivessem conscientes sobre a sua saúde antes da pandemia, o último ano influenciou significativamente as atitudes em relação à dieta, pois os consumidores procuram minimizar sua vulnerabilidade a doenças e enfermidades. Uma pesquisa proprietária da FMCG Gurus, conduzida em 2021, por exemplo, observou que 76% dos consumidores planejam comer e beber de forma mais saudável nos próximos 12 meses. Desses consumidores, 60% afirmam que planejam reduzir a ingestão de açúcar, enquanto 6% afirmam isso em relação ao consumo de refrigerantes. Esses dados indicam que, embora apenas uma pequena porcentagem dos consumidores tenha identificado especificamente os refrigerantes como uma categoria que desejam reduzir, a indústria também será impactada por aqueles que procuram reduzir a ingestão de açúcar em geral.

Pesquisas anteriores também mostraram um desejo do consumidor de reduzir o consumo de certas categorias de refrigerantes. Uma pesquisa de 2019, mostrou que os consumidores já estavam procurando reduzir a ingestão de carbonatados (37%), sucos (38%) e bebidas energéticas (27%). A realidade é que certas categorias de bebidas continuarão a ser impactadas por preocupações com a saúde no futuro próximo. Para responder a isso, a indústria de bebidas precisa se concentrar na formulação aprimorada de produtos, procurando minimizar o uso de ingredientes “ruins” nos produtos e maximizar o uso de ingredientes “bons” com base nas tendências atuais.

Pesquisas conduzidas em 2021, também indicaram que os consumidores estão mais preocupados com os rótulos; 63% dos consumidores globais afirmam ter prestado mais atenção aos rótulos dos produtos nos últimos 12 meses. Quando questionados sobre o motivo, o aumento da preocupação com a saúde como resultado da Covid-19 foi o principal motivo alegado (62%). À medida que os consumidores prestam cada vez mais atenção ao cumprimento e ao conteúdo dos rótulos, ingredientes mais simples e reconhecíveis atrairão esses compradores preocupados com a saúde.

A formulação “natural” é de grande importância para os consumidores, com 70% dizendo que ficaram mais atentos às alegações de ingredientes naturais nos últimos 12 meses. Quase três em quatro (74%) dizem que é importante que os alimentos e bebidas sejam 100% naturais; e 53% afirmam que é importante que os refrigerantes sejam especificamente 100% naturais. Além disso, mais da metade (51%) dos consumidores afirmam estar preocupados com os ingredientes ocultos nos produtos. Isso é especialmente importante na indústria de refrigerantes, onde tem se dado muita atenção à complexa rotulagem de ingredientes. Isso é algo que vai impulsionar a demanda por produtos considerados “verdes” e limpos, especialmente como outras alegações, como à base de plantas (38%), vegan-friendly (24%), sem aditivos (79%) e minimamente processado (59%) atraem muitos consumidores. As marcas de refrigerantes devem otimizar os ingredientes sempre que possível e dar ênfase ao uso de ingredientes reais e autênticos. Obviamente, é importante que o uso de quaisquer ingredientes naturais não comprometa o apelo sensorial.

Embora apelar aos consumidores com base no que falta em uma bebida seja uma estratégia importante, as marcas de bebidas também devem procurar promover o uso de ingredientes funcionais nos produtos para posicioná-los como convenientemente nutritivos. A pesquisa da FMCG Gurus realizada em 2021, observou que 47% dos consumidores globais estão procurando bebidas que aumentem a sua saúde imunológica como resultado da Covid-19. Enquanto isso, uma pesquisa conduzida um ano antes observou que 56% das pessoas estavam pesquisando diferentes ingredientes que podem melhorar a sua saúde, um número que certamente aumentou desde então.

Isso significa que as alegações ativas sobre os ingredientes atrairão consumidores preocupados com a saúde, especialmente porque o formato conveniente de muitas bebidas será visto como ideal para aumentar o bem-estar. Os consumidores associam uma variedade de ingredientes com o reforço do seu sistema imunológico, como vitamina C (78%), proteína (78%), probióticos (78%) e ômega-3 (76%). Essas alegações de ingredientes - naturais ou fortificados - atrairão muitas categorias de bebidas. Novamente, isso cria a oportunidade de ajudar a revigorar as categorias de produtos, como foi visto com cafés, chás e águas com gás, para citar alguns.

É crucial que as marcas ofereçam informações sobre os seus ingredientes, tanto aqueles que os seus produtos contêm quanto aqueles que não contêm, para oferecer o máximo de transparência em relação a quaisquer alegações de saúde feitas. Refrigerantes “melhores para você” com ingredientes funcionais, sem adição de corantes ou sabores artificiais e com baixo teor de açúcar continuarão a ser procurados e, à medida que as opções aumentarem, também aumentará a apreciação do consumidor.

Fonte: Food Beverage Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001