A pandemia da Covid-19 teve efeitos inesperados em todos os setores, e o de bebidas esportivas não é exceção. Ao contrário do que se pode supor, nem todas as interrupções foram ruins. Por exemplo: embora os consumidores tenham de fato evitado academias e lojas físicas, analistas de mercado dizem que outros canais estão mostrando uma forte atividade que demonstra uma resiliência fundamental no campo de bebidas esportivas.
Algumas das tendências que surgiram em 2020, e que devem permanecer, os especialistas preveem algumas mudanças significativas no mercado de bebidas esportivas que podem ocorrer ainda este ano.
As bebidas esportivas vêm passando por uma transformação nos últimos anos, com mais marcas e SKUs incorporando ingredientes funcionais em suas formulações. Agora, essa tendência de bebidas funcionais está evoluindo para a forma de bebidas funcionais híbridas.
A ex-associada de marketing da empresa de desenvolvimento de bebidas Imbibe, Holly McHugh, explicou como as novas bebidas híbridas são a próxima grande tendência em nutrição esportiva. “As bebidas esportivas híbridas são projetadas para ajudar os consumidores ativos a cumprir metas de desempenho e recuperação, incorporando vários ingredientes funcionais em uma bebida para vários benefícios. As bebidas energéticas são uma plataforma comum para bebidas híbridas. Existem bebidas energéticas no mercado que são aprimoradas com ingredientes como creatina, eletrólitos, BCAA e extrato de café verde”.
Embora as bebidas esportivas tenham apresentado tendência de alegações “melhores para você” por anos, a pandemia da Covid-19 acelerou essa mudança. Segundo Floris Daamen, gerente de marketing de segmento, nutrição de desempenho da FrieslandCampina Ingredients, a pandemia aumentou a conscientização do consumidor sobre saúde e bem-estar em geral e a ligação entre nutrição e saúde especificamente. “Com esportes organizados e academias em todo o mundo indisponíveis durante uma parte significativa do ano, mais pessoas estão procurando maneiras de cuidar da saúde por conta própria. Isso inclui buscar benefícios adicionais para a saúde a partir de seus hábitos de comer e beber”, diz Daamen.
Ainda de acordo com Daamen, os consumidores estão fazendo escolhas mais saudáveisdevido à preocupação com a sua saúde geral, mas também procuram guloseimas e snacks indulgentes para apoiar o seu bem-estar mental e ajudá-los a lidar com o estresse da pandemia da Covid-19. Essa tendência pode estar impulsionando o crescimento das bebidas esportivas que têm uma alegação de saúde positiva e um sabor satisfatório. “Acho que as bebidas esportivas, em breve, começarão a explorar outros problemas prevalentes do consumidor. A pesquisa sugere que cerca de 30% a 50% dos atletas sofrem de problemas gastrointestinais, que podem prejudicar o desempenho ou a recuperação. No início deste ano, lançamos nossa nova marca Biotis, que usa prebióticos galactooligossacarídeos para apoiar a saúde digestiva”, prevê Daamen.
Enquanto alguns analistas previram no início de 2020 que o mercado de bebidas esportivas sofreria um golpe nas vendas, os analistas de mercado concordam que os fundamentos do setor permanecem mais fortes do que inicialmente previsto. Mesmo após os desafios sem precedentes de 2020, o mercado de bebidas esportivas em 2021 provavelmente oferecerá oportunidades para marcas que podem inovar.
Fonte: Nutrition Outlook