O setor e os profissionais de P&D da indústria de ingredientes representam o coração da inovação nessas empresas. Um celeiro no qual surgem novas ideias, combinações, formulações, reformulações e oportunidades de melhoria e geração de negócio em linha com as exigências dos consumidores modernos. Para isso, novas habilidades do P&D têm sido requeridas.
Hoje, há a necessidade de uma mentalidade e de habilidades orientadas para a inovação, colaboração e geração de valor. Com isso, essa área e seus profissionais têm obtido cada vez mais visibilidade. Mas quais são as habilidades do P&D que precisam ser desenvolvidas para se destacar no mercado alimentício que está em meio a grandes transformações?
O objetivo básico da pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria de ingredientes e alimentos é criar novos produtos e lançá-los com sucesso no mercado, atendendo a regulamentações e aos desejos do consumidor.
Alguns objetivos específicos de P&D estratégico hoje são: reduzir custos; aumentar as propriedades sensoriais que tornam os alimentos mais atraentes; melhorar o valor nutricional para atender as necessidades dietéticas; melhorar a segurança alimentar; adicionar conveniência; alinhar produtos e fórmulas a novas demandas e exigências; conceber soluções para prolongar o shelf life dos produtos; encontrar e desenvolver ingredientes alternativos aos de origem animal, entre outros.
Com isso, as atividades desses profissionais estão cada vez mais diversificadas e complexas para vencer desafios que demandam soluções cada vez mais rápidas e custo-eficientes. Assim, a indústria de alimentos do século 21 exige habilidades do P&D do século 21.
De forma geral, as habilidades cognitivas superiores, como criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, tomada de decisões e aprendizado contínuo ao longo da vida (lifelong learning) estão se tornando cruciais.
Além disso, habilidades de trabalhar com grandes conjuntos de dados e realizar análises para extrair inteligência dessas informações também deverá ser algo cada vez mais essencial.
Ainda, entre as habilidades do P&D para 2021, está a de gestão do tempo. Será requerido um uso ainda mais eficaz e focado desse recurso, mobilizando a capacidade de priorizar tarefas, bloquear distrações e compreender a diferença entre urgente e importante.
Outra habilidade fundamental agora e para o futuro é a de trabalho em equipe. Isso não significa necessariamente que o profissional tenha de ser alguém altamente extrovertido, mas sim que consiga trabalhar com outras pessoas para atingir objetivos comuns. Afinal, o P&D da indústria de ingredientes é elemento fundamental para alavancar a inovação da indústria de alimentos acabados. E isso requer colaboração entre áreas e empresas.
Fonte: Food Connection