A Lesaffre, empresa mundial do setor de leveduras e produtos para fermentação, inaugura no Brasil a sua primeira fábrica da América Latina destinada a produzir a massa madre viva, um fermento natural pronto para uso que pode ampliar a vida útil de pães industriais e até anular a necessidade do uso de conservantes artificiais.
A nova unidade, localizada na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, nasce para promover um mercado emergente no Brasil, ou seja, o de ingredientes para fermentação natural destinados à panificação. A fábrica já passou pelas fases de testes e está pronta para atender os primeiros pedidos.
As massas madres vivas são reconhecidas pelos consumidores e nutricionistas pela sua capacidade de reduzir o índice glicêmico dos pães, evitando os picos de insulina, e por melhorar a digestibilidade, pela redução de compostos fermentáveis no intestino que geram desconforto e gases.
A Lesaffre também atenderá o mercado com versões de grãos ancestrais, como a espelta, e grãos especiais, como o trigo sarraceno e a cevada, nas massas madres desidratadas, todas com versões abrigadas sob a marca Livendo.
Desenvolvida pela empresa na Europa, o processo de transferência de tecnologia conta com a tropicalização efetuada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da multinacional no país. “Com nossa experiência de décadas no mercado brasileiro, soubemos adaptar o produto para a realidade dos clientes locais”, explicou Stephan Fels, CEO da Lesaffre no Brasil.
A planta de Valinhos, que fabrica produtos para panificação e outras unidades de negócios da Lesaffre, como a Biospringer, recebeu em 2021 o investimento destinado à fabricação de massas madres vivas. “Simbolizamos este novo ciclo com a plantação de árvores da flora regional, pois mostram a determinação da Lesaffre de cumprir a nossa missão de melhor nutrir e proteger o planeta”, complementou Fels.
Fonte: Retohc