Guia 2021

Cadastre-se
anuncie

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Cargill desenvolve alternativa à maltodextrina à base de arroz

A maltodextrina aparece em todos os tipos de alimentos e bebidas, desde misturas para bebidas em pó até itens de panificação com baixo teor de açúcar. Os formuladores apreciam seu papel como agente de volume ou transportador de sabor, mas os consumidores - sempre cautelosos com ingredientes desconhecidos - estão menos interessados no derivado de amido com o nome complexo.

Com os consumidores buscando uma alternativa mais amigável ao rótulo, a Cargill desafiou seus cientistas de alimentos a descobrir um substituto que agradasse ao consumidor, mas fácil de usar. O resultado foi SimPure RF 92260, uma farinha de arroz solúvel. “As farinhas de arroz tradicionais não são muito solúveis, certamente nem de longe a natureza totalmente solúvel da maltodextrina”, explicou Shiva Elayedath, gerente sênior de Serviços Técnicos de Produtos de Texturização da Cargill. Usando tecnologia proprietária, a Cargill superou esse obstáculo, criando uma farinha de arroz altamente solúvel. Igualmente importante, a Cargill declara o SimPure RF 92260 nas declarações de ingredientes como farinha de arroz solúvel, um nome fácil de entender, que a pesquisa da Cargill confirma ser visto positivamente pelos consumidores. “Com nossa solução de farinha de arroz solúvel, os desenvolvedores de produtos têm uma alternativa que se comporta de maneira muito semelhante à maltodextrina em termos de atributos funcionais e, ao mesmo tempo, se alinha com a tendência atual do consumidor em relação a ingredientes familiares”, observou Elayedath.

O novo produto SimPure foi projetado exclusivamente para replicar os atributos específicos da maltodextrina 10 DE. No entanto, os formuladores descobrirão que ele emula 10 DE maltodextrina extremamente bem, com viscosidade, sensorial, sabor e funcionalidade de agente de volume semelhantes. A principal exceção, segundo Elayedath, está no mouthfeel, onde a farinha de arroz solúvel pode oferecer a vantagem adicional de uma experiência mais cremosa em aplicações como bebidas achocolatadas em pó.

Os testes da Cargill sugerem que a nova farinha de arroz solúvel pode ser usada no lugar da maltodextrina 10 DE em uma variedade de aplicações, incluindo bebidas em pó, panificação com baixo teor de açúcar, laticínios, alimentos de conveniência, molhos e temperos, snacks, misturas de temperos e como carreador de sabor.

Como parte desse processo de desenvolvimento, a Cargill criou vários protótipos e até testou a alternativa da maltodextrina com vários clientes, avaliando seu desempenho desde cereais a molhos para salada e sistemas de sabor. Seja usada como agente de volume ou carreador de sabor, os formuladores relataram que o ingrediente SimPure forneceu desempenho funcional e sensorial no mesmo nível da maltodextrina 10 DE, permitindo uma substituição conveniente e individual.

Elayedath observa que SimPure RF 92260 marca a primeira incursão da Cargill em ingredientes à base de arroz nos mercados norte-americano e europeu, fato que mostra o compromisso da empresa com sua base de clientes. “Avaliamos muitos candidatos de uma ampla gama de fontes botânicas. Em última análise, a farinha de arroz solúvel surgiu como a melhor opção; então, começamos a trabalhar no desenvolvimento das capacidades de abastecimento e processamento para torná-lo possível em escala comercial”, explicou.

Essa é uma das vantagens de uma presença global. A Cargill possui os recursos para levar esse tipo de ingrediente novo para o mercado, alinhando recursos de pesquisa e tecnologia de processamento com insights do consumidor e experiência em formulação. “Embora nossos pipelines de desenvolvimento de ingredientes reflitam as maiores tendências alimentares de hoje, também garantimos que estamos entregando produtos que atendem as necessidades reais dos processadores”, concluiu Elayedath.

Fonte: Dairy Foods




Envie uma notícia



Telefone:

11 3628-6931

 11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001