Puratos revela tendências emergentes em sabores com o uso de IA
Com uma visão inovadora para o futuro da alimentação, com foco em unir dinamismo, prazer e saúde, ao mesmo tempo em que promove a nutrição e o bem-estar dos consumidores, a Puratos revelou tendências e inovações para o setor de panificação.
Segundo a Puratos, a inteligência artificial (IA) é uma ferramenta-chave para impulsionar a inovação alimentar; através da análise de grandes volumes de dados de redes sociais e sites, a empresa utiliza a IA para identificar tendências nas categorias de panificação, confeitaria e chocolate, oferecendo insights sobre o que atrai os consumidores.
Embora a IA permita que monitore de forma contínua o comportamento dos consumidores, a empresa ressalta que a interpretação humana ainda é essencial para garantir a precisão das análises. Dessa forma, a combinação de IA e inteligência humana possibilita o desenvolvimento de produtos que refletem as tendências mais atuais, como a "inspiração tecnológica", onde a tecnologia influencia a experiência com os alimentos, desde o processo de compra até o engajamento com as marcas.
Nesse contexto, entre as inovações da Puratos, está o Pão Vegetal Arco-Íris 50/50, desenvolvido com o objetivo de incentivar crianças a consumirem pães mais saudáveis. O produto é colorido naturalmente com corantes de beterraba e cenoura, e decorado com flores silvestres, oferecendo um visual rústico que atrai consumidores em busca de opções saudáveis e naturais.
Além disso, a Puratos destacou a tendência do reaproveitamento de resíduos como uma forma de agregar valor. A empresa está alinhada com o movimento de consumo consciente e sustentável, buscando formas criativas de utilizar subprodutos da indústria alimentícia. Além de reduzir o desperdício, essa abordagem oferece novas oportunidades de inovação, como o uso de resíduos para criar tecidos ou recipientes reutilizáveis.