Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Atraindo os consumidores com alimentos ricos em fibras

Os ingredientes de fibra servem a uma variedade de funções, algumas das quais são claramente comunicadas aos consumidores (por exemplo, fibra adicionada para a saúde do coração) e algumas das quais fornecem benefícios de formulação em segundo plano. Ambos têm um lugar importante no desenvolvimento de produtos.

Os lançamentos de produtos que promovem o conteúdo de fibra permaneceram relativamente estáveis nos últimos cinco anos, oscilando entre 2,5% e 2,9% do total de lançamentos de novos produtos, de acordo com o Banco de Dados Global de Novos Produtos da Mintel. Obviamente, nem todas as categorias são criadas da mesma forma quando se trata de produtos com fibra adicionada. Como esperado, as categorias com a maior porcentagem de introduções de produtos que fazem uma alegação de fibra geralmente são à base de grãos, frutas ou vegetais.

A fibra não está necessariamente no topo das listas de ingredientes ou nutrientes dos consumidores para procurar ao tomar uma decisão de compra. De acordo com o relatório de 2021 da Mintel “Abordagem do consumidor à nutrição”, apenas 18% dos consumidores que leem os rótulos nutricionais disseram que procuram fibras, enquanto 51% disseram que procuram açúcares totais e 40% procuram teor total de sódio.

No relatório “Ingredientes Funcionais em Alimentos e Bebidas” da Mintel, também publicado em 2021, os consumidores procuram muitos dos benefícios que a fibra pode oferecer. Pouco mais de um quinto dos consumidores afirmaram que procuram produtos que ofereçam benefícios à imunidade, benefícios à saúde do coração e benefícios à saúde digestiva, todos vinculados a vários ingredientes de fibra.

A desconexão pode estar relacionada ao gosto. O sabor de um produto (ou seja, o gosto bom) é o atributo mais procurado pelos consumidores, como indica o mesmo relatório. Isso substitui a saúde e até mesmo o valor. Conclusão: o alimento precisa primeiro ter um sabor bom, depois deve fornecer benefícios adicionais. Assim como os consumidores estão recusando o sabor e a palatabilidade dos alimentos com baixo teor de sódio, pode-se supor que os produtos promovidos como ricos em fibras tenham pelo menos parte da mesma barreira.

Uma análise mais profunda do feedback do consumidor pode fornecer algum contexto. Olhando especificamente para os cereais matinais, os consumidores percebem que os produtos que afirmam ter fibra são mais saudáveis do que aqueles que não o fazem. A saúde, no entanto, não é o que leva os consumidores a comprar produtos. Eles vêem os cereais de fibra como sendo tão saborosos quanto outros cereais, mas não tão excitantes, o que também é um importante fator de compra. Ao olhar mais de perto o que consumidores específicos têm a dizer sobre produtos específicos, vários aspectos positivos estão ligados à fibra como um ingrediente procurado. Muitas respostas como esta também foram dadas: “Já experimentei antes e tinha gosto de papelão”. Claramente, o foco no sabor é essencial ao promover produtos ricos em fibras para os consumidores.

À medida que as empresas buscam fornecer benefícios à saúde dos consumidores, estão formulando com uma ampla variedade de ingredientes de fibra. Olhando para os produtos que fazem alegações de fibra, a inulina é o ingrediente de fibra mais comum usado na formação, aparecendo em 7% dos produtos com alegação de fibra. Os frutooligossacarídeos (FOS) e a polidextrose são os próximos mais comuns, em 4% e 3% dos produtos, respectivamente, com uma variedade de ingredientes de fibra adicionais aparecendo em 2% ou menos das introduções de produtos. Ao analisar os pedidos de patentes, as empresas estão explorando uma gama ainda maior de ingredientes de fibra, com uma variedade de benefícios. Algumas dessas novas fontes de fibra incluem algas, cogumelos, folhas de chá e cascas de vagens de cacau.

Fonte: Food Beverage Insider




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: