Junto com o custo de vida, os consumidores estão cortando gastos em meio a um foco renovado em questões ambientais. Com a escassez de recursos, juntamente com a qualidade do ar e as mudanças climáticas impulsionando mudanças comportamentais, um estudo internacional descobriu uma mudança crescente para a sustentabilidade e a frugalidade.
A Mintel realizou uma pesquisa em 16 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha, China e Japão, e constatou que os comportamentos sustentáveis dos consumidores incluem a reciclagem de embalagens (59%), planejamento de refeições para evitar o desperdício de alimentos (53%) e redução da compra de roupas (50%).
Pouco menos de três em cada cinco consumidores em todo o mundo concordam que eventos climáticos extremos no país em que vivem os incentivam a fazer pessoalmente mais atividades para proteger o meio ambiente e 55% disseram que, se agirem agora, ainda terão tempo para salvar o planeta.
Segundo Richard Cope, consultor sênior de tendências da Mintel, o impacto nas finanças dos consumidores é um dos impulsionadores de comportamentos sustentáveis renovados. “Temperaturas crescentes, eventos climáticos extremos e interrupções nas cadeias de suprimentos de alimentos, água e energia deram aos consumidores uma dura realidade, prejudicando sua saúde e carteiras e ativando-os no processo”.
Cope acrescentou que as empresas que não atenderem aos valores de sustentabilidade dos consumidores, ou pior, adotarem táticas de greenwashing (lavagem verde), perderão à medida que as pessoas exigirem transparência. “Isso significa que as empresas precisarão cada vez mais afirmar - e comunicar claramente - as ações realmente impactantes que estão tomando para reduzir as emissões, ao invés de simplesmente compensá-las ou mergulhar em campanhas populistas ‘livres de plástico’. Esta crescente conscientização sobre insumos de recursos e emissões e saídas de resíduos também significará o fim de ‘amiga do meio ambiente’ como um termo de marketing credível”, afirmou.
Enquanto questões como a escassez de água e alimentos estão aumentando na lista de preocupações ambientais dos entrevistados, as mudanças climáticas continuam sendo a maior prioridade ambiental. Quase metade (46%) dos consumidores em todo o mundo citaram as mudanças climáticas entre suas três principais preocupações, seguidas pela qualidade do ar e poluição plástica.
Fonte: Food Innovation