Cada vez mais pessoas consomem lanches entre as refeições e esse estilo de consumo tem permitido a proliferação de snacks que podem ser consumidos em diferentes momentos do dia. O uso de alimentos saudáveis, como amêndoas, na categoria de produtos apetitosos e inovadores ajuda os consumidores a comprar produtos com rótulos isentos para determinados ingredientes, manter uma nutrição equilibrada e se deliciar com guloseimas ao longo do dia.
As novas apresentações de snacks oferecem aos fabricantes de alimentos várias opções para fornecer produtos que se alinham às tendências populares, como ceto/alto teor de gordura, baixo teor de carboidratos, vegano e vegetariano, entre outros.
As amêndoas não contêm açúcar adicionado, têm um rótulo de ingredientes limpo e estão disponíveis em várias apresentações, que podem ser usadas para criar uma grande variedade de snacks inovadores. Esses produtos são difíceis de igualar para a concorrência quando diferentes apresentações de amêndoas são combinadas sob a legenda “amêndoas” em um rótulo nutricional. Quando as amêndoas são o ingrediente base, os fabricantes podem aproveitar as tendências emergentes em dietas como sem glúten, vegana, ceto, paleo e vegetariana, entre outras. Além disso, cada apresentação desta noz pode ajudar a obter um produto com uma textura única, independentemente de a amêndoa estar na forma de farinha, manteiga, nata ou natural.
As amêndoas são o ingrediente ideal para uma variedade de sabores e aplicações na preparação de novos produtos, bolos, doces, bebidas, alimentos preparados e snacks, sendo neste último, uma base ideal para temperar com sabores doces ou salgados, além de poder ser torradas ao ar ou em óleo para realçar seu sabor e crocância naturais.
Para usar amêndoas no desenvolvimento e inovação de diferentes produtos para snacks, o Almond Board of California recomenda considerar alguns aspectos.
As amêndoas vêm em diferentes formas funcionais que ajudam os desenvolvedores a criar e atualizar diferentes produtos com os mesmos ingredientes. A farinha e o creme de amêndoas são de grande utilidade para os formuladores de alimentos, dada a enorme popularidade das barras nutricionais sem glúten, shakes de proteína e produtos de panificação. Os formuladores podem usar qualquer uma das 14 formas de amêndoa, incluindo fatiadas, picadas, inteiras e em flocos, para fornecer uma variedade de texturas e apelo visual. Para deixar o produto mais crocante, mais texturizado e mais atrativo, formatos como amêndoas picadas, fatiadas e lascas podem ser incorporadas aos mesmos produtos que usam amêndoas como base. Por exemplo, um biscoito sem glúten feito com farinha de amêndoa coberto com amêndoas fatiadas fornece tanto a base de farinha de amêndoa quanto uma cobertura visualmente atraente.
Na sua forma natural, as amêndoas têm um sabor suave que pode ser manipulado em produtos doces e salgados. Isso ocorre porque possuem a capacidade única de complementar outros sabores dominantes e não interferir neles. Não ofuscam as delicadas notas de frutas ou baunilha, mas permitem que se destaquem enquanto aprimoram o sabor geral. Quando as amêndoas são torradas ao ar ou em óleo, o sabor dá uma nova dimensão ao produto. Em produtos com misturas de especiarias exóticas ou misturas de nozes temperadas, o componente torrado pode proporcionar sabores étnicos autênticos.
As amêndoas são uma noz relativamente com baixo teor de umidade e alto teor de gordura que têm uma vida útil mais longa quando manuseadas corretamente. Amêndoas branqueadas, picadas ou fatiadas têm maior exposição ao oxigênio, por isso oxidam rapidamente se não forem manuseadas com cuidado.
Os fabricantes devem armazenar amêndoas com menos de 65% de umidade e abaixo de 10°C para ter uma vida útil de dois anos. Se as nozes forem torradas, devem ser armazenadas sob vácuo ou nitrogênio até serem usadas na produção. Os produtos com grãos finais devem ser acondicionados em embalagens de papel alumínio para proteger contra o ar e a luz.
Amêndoas caramelizadas com açúcar e barras mergulhadas em chocolate (sem açúcar ou escuro) têm uma vida útil mais longa do que outras versões. Snacks de amêndoa também podem incluir vitamina E natural e outros extratos antioxidantes de ervas (como alecrim ou orégano) para retardar a oxidação.
Os formuladores de alimentos devem ser criativos ao procurar remover o glúten dos produtos de panificação e minimizar os carboidratos processados, como açúcar e maltodextrina, para atender as demandas das tendências de macronutrientes no mercado. Esse desafio não é simples, especialmente quando se trata de ter um rótulo de ingrediente limpo que os consumidores possam reconhecer facilmente pelo nome.
A proteína é um nutriente essencial que ajuda a construir e proteger os músculos, ossos, pele e unhas e também ajuda a mantê-lo satisfeito. Esse nutriente está se tornando cada vez mais popular à medida que as dietas ceto e vegetariana, para citar algumas, continuam em tendência.
Alimentos vegetais como nozes, legumes, grãos, arroz e vegetais são proteínas incompletas, porque estão faltando um ou mais dos nove aminoácidos. Os aminoácidos mais limitados nas proteínas vegetais são lisina, metionina e cisteína. Para criar uma proteína completa, é preciso combinar proteínas vegetais complementares. As amêndoas são ricas em aminoácidos que as leguminosas não possuem, portanto, a combinação desses dois ingredientes criará uma proteína completa.
Como ingrediente, as amêndoas fornecem um alto nível de nutrição, função e sabor aos desenvolvedores de produtos. Os fabricantes de produtos podem usar amêndoas para obter várias texturas, aumentando o valor nutricional dos produtos finais com gorduras saudáveis, fibras e proteínas.
À medida que os formatos e preferências dos snacks continuam mudando, as amêndoas são um ingrediente inteligente e estratégico que continua em alta demanda e pode ser usado para qualquer tipo de produto e ocasião de consumo.
Fonte: Food News Latam