Há vários anos, as 10 principais tendências da Innova Market Insights são lideradas por questões relacionadas à transparência e à construção da confiança do consumidor. Em 2022, essas tendências se concentraram nas questões ambientais e em uma mudança nas principais preocupações dos consumidores com o meio ambiente. Mesmo em uma pandemia, a saúde do planeta assumiu como a principal preocupação global à frente da saúde da população.
“Pela primeira vez, mais consumidores pesquisados globalmente para a pesquisa de estilo de vida e atitude da Innova dizem que a saúde do planeta é sua principal preocupação global, e não a saúde da população”, disse Lu Ann Williams, diretora de Insights da Innova Market Insights.
A redução do desperdício de alimentos leva outras ações do consumidor a serem mais ambientalmente responsáveis. Quase metade dos consumidores está cortando o desperdício de alimentos e 63% dizem que gostariam de comer em um restaurante que previne ou reduz ativamente o desperdício de alimentos. Cerca de 20% a 25% também ajustaram suas escolhas de produtos por razões ambientais, como escolher alimentos com embalagens ecologicamente corretas e escolher produtos cultivados de forma sustentável.
Os lançamentos de produtos são posicionados para atender as expectativas dos consumidores. Aqueles que carregam alegações ambientais estão crescendo a um ritmo três vezes maior do que a atividade total de alimentos e bebidas. As alegações éticas em relação ao meio ambiente aumentaram sua participação no total de lançamentos de alimentos e bebidas de 4,4% em 2016-2017, para 6,6% em 2020-2021, em um CAGR de 17,3% nos cinco anos encerrados no terceiro trimestre de 2021. O crescimento é ainda mais rápido para questões específicas.
Nos cinco anos encerrados no terceiro trimestre de 2021, os lançamentos de alimentos e bebidas com ingredientes reciclados aumentaram em um CAGR de 122%, em comparação com 59% para produtos que usam plástico reciclado, 49% para produtos com alegações de economia de água, 47% para produtos com alegações de emissões de carbono e 36% para produtos sem óleo de palma.
O custo pode ser uma barreira para fazer compras com o meio ambiente em mente. Quase três em cada 10 consumidores dizem que é mais caro comprar produtos mais ecológicos. Ainda assim, mais da metade dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas dedicados a resolver problemas globais, como resíduos plásticos (64%), poluição dos oceanos (63%) e desperdício de alimentos (62%).
Comunicações claras dos fabricantes são essenciais. “Em nossa Innova Trends Survey 2021, 55% dos consumidores em todo o mundo dizem que há muitos rótulos ambientais e não sabem o que procurar. Além disso, quase dois terços dos consumidores pesquisados globalmente concordam, ou concordam fortemente, que preferem um rótulo que capture o impacto completo sobre o meio ambiente em vários rótulos”, observou Williams.
Fonte: Nutri PR