Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A fibra entra no mainstream, mas novas mensagens, formatos e categorias são fundamentais

A fibra pode ser mais conhecida por melhorar a regularidade e mais comumente associada a consumidores mais velhos, mas o ingrediente multifuncional está passando por uma reformulação graças a uma série de novos produtos divulgando seus outros benefícios e visando consumidores de gerações e demografias, de acordo com uma pesquisa da Mintel.“Vimos alguns lançamentos interessantes nos últimos anos que são um indicador de como a fibra está se movendo para o mainstream e ganhando uma nova vida”, disse Stephanie Mattucci, diretora associada de Ciência de Alimentos da Mintel.

Mattucci apontou, por exemplo, para o lançamento no final de 2019, de um produto que reembala o nutriente, antes 'bruto' e arenoso em cápsulas fáceis de engolir, em uma caixa brilhante que destaca os benefícios para a saúde da pele, cabelos e unhas. A fibra também fez um salto inesperado no corredor de refrigerantes, com a inclusão de fibras prebióticas para fazer alegações aprovadas de microbioma.

Segundo Mattucci, o que torna notável o uso de fibra nesses produtos não são apenas as categorias em que atuam, mas também os benefícios específicos e as alegações sobre a fibra que fazem além de auxiliar na digestão. “Vincular a fibra a outras áreas da saúde, além da saúde intestinal, ajudará no seu crescimento em outros campos como saciedade e controle de peso, incluindo redução de açúcar e gordura, mas também energia sustentada, saúde do coração e envelhecimento saudável” acrescentou.

Melanie Zanoza Bartelme, diretora associada da Mintel Food & Drink, observou que à medida que as marcas expandem a conscientização do consumidor sobre esses benefícios, também estão educando os consumidores sobre quanta fibra precisam ingerir para colher seus benefícios.

Embora mensagens holísticas possam ter sido consideradas muito amplas, Mattucci observou que uma das principais razões pelas quais os consumidores modernos desejam apoiar sua saúde gastrointestinal e digestiva é sentir-se melhor, conforme observado por 70 % dos entrevistados em uma pesquisa da Kantar Profiles e da Mintel publicada em junho de 2021. Da mesma forma, 54% disseram que queriam prevenir futuros problemas de saúde, 40% queriam melhorar a imunidade e cerca de um terço queriam melhorar seu humor, sono e controle de peso.

Embora a fibra possa claramente ter sucesso em todas as categorias, algumas são plataformas de lançamento mais fáceis para novos produtos com o ingrediente, incluindo alimentos para café da manhã, frutas e legumes e snacks.

O cereal é um produto clássico para incluir fibra. Contudo, os consumidores mais jovens não estão fazendo a conexão da mesma forma que as gerações mais velhas. Uma pesquisa da Mintel descobriu que, enquanto 75% dos baby boomers consideram a alta fibra um atributo saudável do cereal, apenas 60% da geração X sentem o mesmo, com o número caindo ainda mais, para 48%, para os Millennials e 34% para a geração Z. Os consumidores mais jovens estão priorizando alta proteína e baixo teor de açúcar ao selecionar cereais.

De acordo com Bartelme, uma das maneiras pelas quais as marcas de cereais podem envolver melhor os jovens compradores em relação à fibra é dividir os diferentes benefícios da fibra no cereal ou combiná-la com ingredientes complementares, como probióticos, ou com ingredientes para apoiar um intestino, corpo e mente saudáveis.

De acordo com dados da Mintel, outras áreas emergentes onde a fibra pode desempenhar um papel fundamental incluem produtos projetados para ajudar a gerenciar a resposta ao açúcar no sangue ou dietas especiais, especificamente a dieta baixa em FODMAP, que limita os tipos e quantidades de fibras que os seguidores podem consumir, snacks e acompanhamentos.

Fonte: Food Navigator




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001