Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

O papel das fibras funcionais para uma vida mais saudável

Já pensou em melhorar sua saúde intestinal, imunidade, diminuir a absorção de gorduras e açúcar e ainda por cima aumentar sua saciedade após uma refeição?

Ficou na dúvida se é possível?! Acompanhe e fique por dentro das soluções que as fibras alimentares são capazes de promover no nosso organismo.

Inicialmente, você precisa compreender o que são fibras. Bom, elas podem ser definidas como um carboidrato não digerível, comumente encontrado em alimentos derivados de vegetais.

Agora, é importante saber que existem duas formas de classificar esse nutriente - estão divididas em: solúveis e insolúveis. A primeira pode ser encontrada nas frutas, vegetais, flocos de aveia, cevada e leguminosas. Já a segunda, está nas cascas das frutas, sementes, farelo de trigo e nos cereais integrais (arroz, pão, massas).

Como característica, as fibras insolúveis auxiliam no aumento do volume do bolo fecal e redução do tempo de trânsito intestinal. Já as fibras solúveis, se dissolvem na água, com isso formam um gel durante a digestão, gerando uma sensação maior de saciedade. Isto ocorre, pois este gel retarda o tempo de digestão. Além disso, a fibra provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas (Bifidobacterium) para a microbiota intestinal por meio da produção de ácidos graxos de cadeia curta.

Os benefícios não param por aí - o consumo dessas fibras é indispensável para indivíduos diabéticos. A partir do efeito da diminuição da velocidade de digestão, a absorção sanguínea da glicose torna-se mais lenta também, reduzindo os picos de insulina.

Falando ainda sobre digestão, o gel formado durante esse processo consegue “capturar” a gordura dos alimentos de modo a dificultar a absorção do “colesterol mau”, o LDL.

Em relação à imunidade, é por meio dos ácidos graxos de cadeia curta, produzidos na fermentação, que as fibras conseguem cumprir esse papel. Isto ocorre, pois, este substrato não só equilibra a microbiota, como também nutre o intestino, que é o órgão responsável pela produção dos anticorpos.

Agora que você já conhece as fibras, seus diferentes tipos, funções e os mecanismos de ação, é a hora de saber onde encontrar essas soluções para agregar valor ao seu produto.

Nesse sentido, a Tovani Benzaquen, valorizando a inovação, traz novos ingredientes em seu portfólio para atender essa demanda do mercado. Com isso, entre as fibras solúveis, a GOFOS™ consegue entregar uma pureza de 95% em sua cadeia curta de fruto-oligossacarídeos (FOS). Sua produção ocorre a partir da beterraba, contendo pH em torno de 7 e um shelf life de 2 anos em sua versão em pó e 6 meses na versão líquida.

Entre os diferenciais de GOFOS™, pode-se citar o dulçor leve, em torno de 30% em relação à sacarose, evitando o after taste amargo dos edulcorantes intensos.

Por outro lado, buscando atender também os benefícios oferecidos pelas fibras insolúveis, a Tovani Benzaquen possui em seu portfólio as fibras insolúveis da Interfiber, que conta com diferentes fontes de origem, como bambu, celulose, cacau, aveia, trigo, maçã e ervilha.

A concentração de pureza dessas fibras está em torno de 90-99% em sua composição, todas apresentando alta estabilidade microbiológica, shelf life de 60 meses e ausência de odores e sabores.

As principais aplicações das fibras Interfiber são: panificados, carnes e pescados, molhos, recheios e produtos lácteos. No caso dos pães, o intuito é promover maior crocância, já no caso das carnes e análogos, a adição deste ingrediente está relacionada à melhora da textura e suculência. Em molhos e recheios, a fibra insolúvel promove estabilidade durante o forneamento e uma possível substituição das polpas. Já para lácteos, este ingrediente promove estabilidade, evitando a aglomeração das partículas.

Buscando atender as preferências do consumidor final a partir de soluções entregues por meio de alimentos funcionais, as fibras apresentam-se como uma ótima opção para entregar saudabilidade e funcionalidade. Portanto, visite o site da Tovani Benzaquen para conhecer mais sobre o portfólio e entre em contato com a nossa equipe comercial.

Tel.: (11) 2974 - 7474

tovani.com.br








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001