ESTRATÉGIAS EM SAÚDE E BEM ESTAR PARA IMPULSIONAR O SETOR DE BEBIDAS
Os institutos de pesquisa apontam que as categorias de produtos com foco em saúde e bem-estar (Health and Wellness - HW) continuarão a enfrentar forte crescimento nos próximos anos, já que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os aspectos relacionados com a manutenção da saúde.
De acordo com o Euromonitor International, o mercado HW é composto por alimentos e bebidas classificados como: orgânicos, fortificados/ funcionais, “better for you” (“melhor para você”), “naturalmente saudáveis” (naturally healthy), e produtos para intolerância alimentar.
Nesse grupo, a produção orgânica ainda é vista como um nicho de mercado em países da América Latina, pois as vendas permanecem inexpressivas quando comparadas a outras categorias, incluindo as de alimentos fortificados/funcionais, que são vistas como áreas potenciais de investimento, especialmente para produtos lácteos e bebidas.
Segundo dados do GNPD Mintel, só na América Latina, são introduzidos mais de 2.800 novos produtos HW anualmente, incluir o setor de bebidas. Ao analisar especificamente a categoria de produtos fortificados/ funcionais na América Latina, observa-se que eles compõem cerca de 40% do total de lançamentos HW.
Nutrientes para diferentes fases da vida
A preferência por alimentos fortificados tem se tornado constante entre consumidores de todo o mundo, já que a carência de micronutrientes essenciais é prevalente entre as populações, independente de classe social, sexo e idade. Assim, além de ser uma excelente oportunidade de negócio, o fornecimento de produtos fortificados auxilia o consumidor a atingir as recomendações diárias de nutrientes, representando um benefício de saúde pública e responsabilidade social corporativa.
Estudos realizados na América Latina, Europa e Estados Unidos sugerem que os principais grupos de risco são os mesmo em todas as regiões do mundo:
- Crianças e adolescentes em idade escolar: ocorre inadequação na ingestão de vitaminas A, C, D, E, folato, além de cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio. As causas variam entre dietas não balanceadas, estirão de crescimento, exclusão de itens na alimentação (como leite e carne) e dietas para perda de peso.
- Idosos: alterações fisiológicas, incluindo menor síntese de vitaminas, uso de medicamentos e a redução no consumo de alimentos coloca essa população em risco para deficiência de vitaminas A, E, D, C, B3, B12, folato, riboflavina e tiamina. Dentre os minerais, ocorre carência de potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco.
- Mulheres em idade fértil: existe risco constante para deficiência de ferro, além da baixa ingestão de folato (fundamental para prevenir defeitos no tubo neural), de vitamina D, potássio, cálcio e ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs).
- Gestantes: a fase exige alta demanda de nutrientes. Estudos mostram que mesmo mulheres de classes média e alta com acompanhamento pré-natal enfrentam deficiência de uma série de nutrientes, que pode colocar em risco o desenvolvimento saudável do bebê.
Energia para o corpo e mente
O excesso de compromissos profissionais e atividades pessoais, inerentes ao estilo de vida moderno, podem gerar uma série de desequilíbrios, que variam desde o cansaço mental até a falta de energia e de concentração, que são queixas comuns entre a população.
Um estudo randomizado e controlado, que utilizou altas doses de vitaminas do complexo B em homens saudáveis, mostrou aumento de energia durante testes de cognição e desempenho físico. Além disso, pesquisas associam a ingestão de zinco com melhora da cognição em indivíduos de meia idade. O magnésio auxilia a transmissão de impulsos nervosos e a habilidade dos neurônios em estabelecerem novas conexões, contribuindo para a função cognitiva normal. Alguns estudos preliminares mostram que o aumento dos níveis de magnésio no cérebro pode melhorar o aprendizado e a memória.
A coenzima Q10 é responsável por ativar aproximadamente 95% da energia total que o corpo precisa para realizar suas funções. Isso significa que ela é necessária tanto para a realização de atividade física como para o desempenho cerebral. A coenzima Q10 atua também como um potente antioxidante, sendo que a manutenção de níveis adequados no organismo está associada com menor risco para doenças neurodegenerativas.
O ácido docosahexaenóico (DHA), um ácido graxo ômega-3, chama a atenção dos pesquisadores devido a sua essencialidade na estrutura cerebral. O DHA representa cerca de 97% dos ácidos graxos presentes no cérebro, sendo que baixos níveis dessa substância no sangue estão associados a declínio cognitivo em idades mais avançadas.
Estudos observacionais, conduzidos em grandes populações, indicam ainda que o alto consumo de peixes oceânicos de águas profundas e geladas (alimentos fontes de DHA) pode estar associado com a diminuição do risco de Alzheimer. Nesse sentido, a fortificação de alimentos com ômega-3 pode contribuir para a ingestão desse nutriente quando ocorre o baixo consumo de peixes. MEG-3 é a opção de ômega-3 (EPA/DHA) do mercado sem odor e sem sabor.
Apesar dos peixes serem considerados fontes de DHA, na verdade são as algas presentes na alimentação desses animais que são responsáveis pela produção do nutriente. Assim, é possível utilizar o life’sDHA™, uma fonte vegetariana de DHA ômega-3, extraído diretamente das algas, resultando em um produto sustentável e de alta qualidade.
Desempenho esportivo
Os exercícios ativam o complexo sistema fisiológico para obter energia e promover as contrações musculares na intensidade certa e no momento certo. Por isso, os cuidados com a alimentação são imprescindíveis para o bom desempenho, já que os nutrientes atuam na manutenção dos níveis de glicose, estoques de glicogênio, preservação dos aminoácidos e recuperação muscular.
Produtos para serem consumidos antes e durante o exercício devem ser fontes de carboidratos e de proteínas. Estudos mostram que a combinação desses dois nutrientes estimula o aumento da força e de uma composição corporal mais magra. Além disso, a ingestão de aminoácidos essenciais ou de proteína (de forma isolada) também aumenta a síntese muscular.
Da mesma forma, a ingestão simultânea de carboidratos e proteínas logo após o término do exercício promove, de maneira muito eficaz, a síntese muscular e reserva de glicogênio, facilitando a recuperação. Os aminoácidos ingeridos nesse período são aproveitados de maneira mais eficiente pelas células musculares.
PeptoPro® é um produto único e inovador, derivado da proteína do leite (caseína) pré-digerida. Possui sabor neutro resultante da ação de uma enzima patenteada que reduz o sabor amargo típico ao mesmo tempo em que gera alto teor de dipeptídeos e tripeptídeos que são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea para preservar a musculatura.
Beleza de dentro para fora
Pesquisas científicas sustentam o papel fundamental da boa nutrição na manutenção de pele, cabelo e unhas saudáveis. As análises de mercado identificam o segmento de “beleza de dentro para fora” como uma das maiores forças que impulsionam o setor de suplementos nutricionais. Com relação aos alimentos e bebidas, a expectativa é que os lançamentos com este posicionamento estejam presentes na relação das 10 maiores tendências para os próximos anos.
A vitamina E é o antioxidante lipossolúvel mais importante presente nas membranas celulares, incluindo as células da pele. A vitamina C auxilia a manutenção da atividade antioxidante da vitamina E. A presença de selênio em algumas enzimas ajuda a pele a fortalecer suas defesas contra o estresse oxidativo e danos causados pelo sol.
Outros componentes antioxidantes que podem agir na regeneração e proteção da pele são: EGCG (principal catequina do chá verde), hidroxitirosol (flavonoide bioativo extraído das azeitonas) e resveratrol (polifenol encontrado nas uvas).
Os carotenoides são pigmentos naturais cujas fontes principais são as frutas, verduras e legumes. Essas substâncias são reconhecidas por oferecer proteção contra os prejuízos causados pela exposição da pele ao sol.
Aprimorando a visão
Estatísticas internacionais mostram que em 2009, 314 milhões de pessoas em todo o mundo tinham a visão prejudicada, sendo que, destas, 45 milhões estavam cegas. Além disso, mais de 20 milhões de pessoas são severamente afetadas por catarata ou degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Existe consenso que a qualidade da visão sofre declínio com o avanço da idade, entretanto, a velocidade e a intensidade desse processo são influenciadas pelo estilo de vida, incluindo o consumo de uma alimentação equilibrada.
Dados consistentes da literatura sugerem que a ingestão diária de nutrientes antioxidantes (como os carotenoides luteína e zeaxantina) e ácidos graxos essenciais (como o ômega-3) pode reduzir o risco ou a velocidade de progressão de determinadas doenças crônicas, incluindo catarata e DMRI.
Por meio de sua ampla carteira de nutrientes e da Fortitech® Pré-Misturas, a DSM pode ajudá-lo a chegar mais rapidamente ao mercado de nutrição e saúde com produtos que satisfaçam as necessidades e expectativa dos consumidores no mercado de bebidas.
DSM - Bright Science. Brighter Living™
A Royal DSM é uma empresa mundial baseada na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. Ao associar suas competências sem igual em Life Sciences e Materials Sciences, a DSM gera prosperidade, progresso ambiental e avanços sociais para criar valor sustentável para todos os envolvidos simultaneamente. A DSM oferece soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como alimentos e suplementos dietéticos, cuidados pessoais, rações, dispositivos médicos, peças automotivas, tintas, componentes elétricos e eletrônicos, proteção da vida, energia alternativa e materiais biológicos. A DSM e suas empresas associadas têm faturamento líquido anual de cerca de 10 bilhões de euros, com aproximadamente 25.000 funcionários. As ações da empresa são negociadas na Euronext Amsterdã.
DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A.
Tel.: (11) 3760-6300
www.dsm.com/latam