Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Rousselot - Peptídeos de colágeno Peptan® na nutrição esportiva

O mercado de nutrição esportiva cresceu significativamente nos últimos anos, movido por fortes tendências ligadas à saúde, bem-estar e aumento da consciência de que a nutrição e suplementação adequadas podem entregar benefícios à performance e recuperação muscular após o exercício.

A nutrição esportiva tem como objetivo uma população cada vez mais ampla. Se antes, os consumidores alvo eram os atletas de elite e esportistas de alta perfomance, hoje abrange uma gama ampla de consumidores, tais como, os adeptos de um estilo de vida saudável, mulheres da geração millenial, consumidores idosos, consumidores casuais, compradores holísticos, gerando um mercado potencialmente maior para a área de nutrição esportiva.

A pandemia afetou esse mercado em 2020 em função do fechamento momentâneo das academias e das lojas físicas. No entanto, há uma previsão positiva de crescimento em função da megatendência de bem-estar(2), gerando uma expectativa de crescimento orgânico global de 9,7% neste segmento, entre 2020 e 2025. Além da megatendência de bem-estar, espera-se maior atividade em relação às medidas preventivas para os cuidados com saúde (por exemplo, consumo de suplementos e exercícios) e também os novos hábitos em torno do estilo de vida ativo devem ser duradouros (2,3).

Neste cenário, os peptídeos de colágeno Peptan® são perfeitos aliados para atender às demandas do mercado de nutrição esportiva, seja pelos benefícios que proporcionam na recuperação após o exercício, seja pela facilidade de uso e aplicação, em um mercado no qual o uso de colágeno representou 6,5% de todos os produtos lançados em nutrição esportiva de 2015-2020(1) e que agora, no pós-pandemia, tem forte potencial para uso em formulações com ingredientes para imunidade, como vitamina C, D, E, probióticos e zinco.

Razões para a suplementação proteica para praticantes de exercícios físicos

Para a assegurar a mobilidade em qualquer idade é preciso a manutenção e recuperação dos músculos, ossos fortes e saudáveis, cartilagens, tendões e ligamentos íntegros. Para todos esses requisitos acima é necessário o consumo adequado de proteínas, Muitas vezes, os indivíduos não conseguem obter a quantidade proteica necessária somente com a alimentação, sendo necessária a suplementação com proteínas na dieta, sempre com a orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Os peptídeos de colágeno são uma destas fontes de proteínas e a de primeira escolha para cuidar do sistema músculo esquelético, pois há estudos científicos que evidenciam os benefícios de seu consumo para a recuperação muscular, saúde de ossos e articulações.

Os peptídeos de colágeno Peptan® são obtidos da hidrólise enzimática da gelatina extraída da pele de animais, onde há a quebra das cadeias proteicas, levando a um produto com tamanho de molécula menor e, portanto, mais facilmente digerido, absorvido e aproveitado pelo organismo. Por ser extraído da pele de animais, esses peptídeos são tipo 1.

Biodisponibilidade dos peptídeos de colágeno Peptan®

Peptan® é biodisponível, após ser ingerido, passa pelo processo digestivo e é absorvido no intestino delgado, chegando à corrente sanguínea na forma de di- e tri-peptídeos, contendo o aminoácido hidroxiprolina, conforme comprovado em estudo científico recentemente publicado(4). Esses peptídeos chegam aos tecidos alvo por meio da corrente sanguínea e exercem as bioatividades.

Benefícios de Peptan® na recuperação muscular após exercícios

A recuperação é um dos principais segmentos da Nutrição Esportiva ao lado dos exercícios para resistência (endurance) e construção muscular e força. Os peptídeos de colágeno Peptan® exercem importante papel na recuperação muscular.

O colágeno é a proteína mais abundante da camada de matriz extracelular muscular (fascia), a qual envolve e agrupa as fibras musculares para formar um músculo. As células musculares individuais (miofibrilas) produzem o movimento real e a matriz extracelular muscular é crucial para transmitir força ao longo do músculo.

O exercício danifica as fibras musculares, bem como a matriz extracelular que as envolve. Ambas precisam se recuperar para que o músculo recupere sua força e função iniciais. Em estudo científico, randomizado, duplo cego, placebo controlado, foi demonstrado que o consumo de 20g de Peptan® por dia, dividido em duas porções, ajudou a acelerar a recuperação do músculo após danos causados por exercícios intensos, além de reduzir a dor após esses exercícios(5). Esses resultados demonstram que Peptan® contribui para que a prática de exercícios seja contínua, aumentando a adesão ao plano, o que possibilita a prática dos exercícios de forma contínua em qualquer idade.

Ossos fortes e saudáveis

Diversos estudos associam a suplementação de peptídeos de colágeno para fins de saúde óssea. Os ossos são formados por uma parte inorgânica composta em sua maioria pelo cálcio e por uma parte orgânica, composta 90% por colágeno. Daí a importância deste nutriente para os ossos. Peptan promoveu a formação óssea e inibiu a reabsorção em estudos realizados em modelos ex vivo e in vivo(6)(7).

Cartilagem íntegra

A osteoartrite é uma doença que acomete as articulações e é caracterizada pela redução da área da cartilagem e inflamação da membrana sinovial. Essa condição leva a muita dor, rigidez, podendo chegar ao bloqueio total do movimento, o que compromete a mobilidade e independência da pessoa.

A cartilagem é constituída por colágeno tipo II e proteoglicanas. Os resultados deestudo clínico, placebo-controlado e duplo-cedo, demonstraram que o consumo de colágeno hidrolisado tipo I, Peptan®, 8g/dia, proporcionou um alívio no desconforto causado pela osteoartrite(8). Além disso, estudo realizado com o produto, desta vez com animais induzidos à osteoartrite demonstrou que Peptan® protege a cartilagem prevenindo sua degeneração, estimula as células das articulações a produzirem a matriz lubrificante e também, reduz os marcadores de inflamação observados na osteoartrite(9).

Rousselot

Tel.: (19) 3907-9090

rousselot.com/pt

peptan.co




Downloads:



Envie um artigo



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001