Fábrica da Nestlé recebe cobertura de rede privativa 5G Standalone
Data de publicação: 28/11/2024
Compartilhar:
A Nestlé está avançando em sua jornada pela Indústria 4.0 com a ampliação da cobertura de sua rede privativa 5G standalone em sua fábrica localizada em Caçapava, interior de São Paulo. Após testes bem-sucedidos, a cobertura do sinal foi expandida de 1 mil m² para 4 mil m², com a instalação de cinco antenas que atenderão a três linhas de produção do famoso chocolate KitKat.
A unidade é a maior fabricante de KitKat das Américas e a principal exportadora de chocolates da marca para 18 países da região, com um investimento planejado de R$ 1,1 bilhão até 2026. A implementação da rede 5G foi realizada pela Embratel, marca da Claro voltada para o mercado corporativo, utilizando a tecnologia de redes privativas da Ericsson, denominada Private 5G.
A nova rede, que opera de forma completamente independente da rede móvel pública, promete alta conectividade, segurança e eficiência, além de oferecer velocidades de transferência de dados até 25 vezes superiores às do 4G e baixa latência na ordem de milissegundos. Essa capacidade permitirá a conexão simultânea de um grande número de dispositivos.
A nova rede 5G permitirá melhorias em várias etapas da produção, incluindo a moldagem de chocolates e o parque de embalagem. Ao introduzir a realidade virtual e aumentada (VR e AR), a Nestlé planeja aprimorar os treinamentos e oferecer suporte remoto para manutenções, além de dispositivos móveis que proporcionarão controle e monitoramento da produção em tempo real, aumentando a agilidade e eficiência operacional.
A ampliação da cobertura 5G também facilitará a utilização em larga escala de robôs autônomos, veículos autoguiados e sistemas que integram inteligência artificial, visão computacional, machine learning, big data e computação em nuvem, todas tecnologias que, quando combinadas com o 5G, resultarão em operações mais rápidas, precisas e integradas. Para o futuro, a Nestlé pretende explorar ainda mais as potencialidades do Edge Computing e Cloud Computing.