Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Entrevista: Executivo do ano Prêmio BIS 2022

A Química Anastacio é uma das maiores distribuidoras de produtos químicos e ingredientes no Brasil e uma das maiores da América Latina. Como executivo à frente da empresa, quais pilares norteiam a sua administração para mantê-la competitiva nos mercados em que atua?

Nossos grandes pilares são, em primeiro lugar, o nosso Propósito: “Transformar oportunidades em resultados através de conexões para crescermos juntos e de forma sustentável; e, em segundo lugar, os nossos Valores: “fazemos acontecer, ....”.

A Química Anastacio já tem no seu DNA uma forte capacidade de execução, de fazer acontecer. Nossas conexões com o que existe de melhor em termos de fornecedores, prestadores de serviços, parceiros, clientes e colaboradores, nos fortalecem e asseguram nossa performance e competitividade. Nós nos empenhamos muito pela sustentabilidade dessas relações, onde todos se beneficiando, temos o êxito assegurado a longo prazo.

Com relação aos nossos valores, eles são um alicerce que levamos tão a sério, que sustentamos a quase 20 anos atrás um programa muito sério chamado “Embaixadores da Cultura”. Através dele, são eleitos e treinados guardiões e multiplicadores dos nossos valores, que tem a missão de disseminá-los por toda a empresa.

No ponto de vista da operação em si, são vários os itens que precisam funcionar combinados: estrutura dedicada para armazenagem de diversos produtos, com estoques disponibilizados estrategicamente nas região Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, na Argentina, no México e também na China, onde consolidamos nosso armazém em Xangai, matérias-primas provenientes de diversos fornecedores; entregas just-in-time através dos nossos estoques de segurança, serviço de gestão do inventário; amplo leque de produtos em linha, viabilizando solução one-stop-shop; várias modalidades de embalagens e volumes (bombonas, tambores, IBCs e BIBs), blend de sólidos, de acordo com os requisitos específicos do cliente, oferecendo soluções exclusivas sob medida; suporte técnico nas formulações para diferentes aplicações; e condições financeiras facilitadas e financiamento nos casos de importações diretas através da nossa operação de trading.

Aos 82 anos, nós acreditamos que seguindo à risca nosso propósito e nossos valores, juntamente com uma excelência operacional, asseguramos que Anastacio seguirá crescendo de forma sólida e competitiva.

Nos últimos anos, o mercado alimentício passou por transformações para atender as novas necessidades dos consumidores em vários aspectos. Como o Sr. analisa essa abordagem proativa e o que ela representa para o mercado?

Há uma forte tendência na busca por alimentos que ajudem na imunidade e que nos ofereçam bem-estar.

Podemos encontrar diversas modificações nos hábitos alimentares da população, vinculados ao final da pandemia e um cenário econômico de maior inflação. Nesse cenário, verificamos uma redução no consumo de alimentos preparados fora do lar e, em contrapartida, um incremento do preparo de alimentos dentro do lar.

As novas gerações estão mais cautelosas em seus hábitos alimentares e seus padrões de consumo, visando produtos mais saudáveis e naturais. Alimentos “plant-based” estão despertando cada vez mais o interesse da população.

Com relação a inflação global, os preços mais elevados dos alimentos nas prateleiras estão fazendo com que a população desperte cada vez mais sua atenção para os itens de maior consumo, onde o preço é fator decisivo para a compra. Mas, em paralelo, o interesse aumenta no apelo que uma alimentação mais saudável traz e todos os seus benefícios à saúde. Esse cenário causa um grande balanceamento sobre o que, onde e como os consumidores finais passarão a consumir em termos de alimentação.

O mercado vem se adequando a todas essas alterações, buscando inovações e mudanças constantes para atingir com excelência esse novo perfil dos consumidores, em constante transformação e com novas exigências.

Esta nova fase pela qual passa a indústria alimentícia, com suas exigências e modificações, são de suma importância para toda a cadeia de suprimento. Esse foco em tecnologia, saudabilidade e inovações presente em todo o ecossistema da indústria alimentícia, seguirá por sua vez agregando novas tendências aos consumidores, formando um círculo virtuoso.

Qual a sua visão com relação ao futuro da indústria de ingredientes alimentícios?

A crise global recente causada pela pandemia e a rápida retomada do consumo impactaram de forma marcante a disponibilidade de produtos e equipamentos, desorganizando as cadeias globais de abastecimento e causando um cenário crítico, agravado pela alta da inflação.

As indústrias de alimentos foram, portanto, bastante afetadas na pandemia. Agora, em cenário pós-pandemia, precisam retomar o foco em se preparar para o futuro. O grande desafio está em sair na frente, aprofundando o novo formato pré-estabelecido com relação as exigências voltadas à saudabilidade e responsabilidade socioambiental dos seus fornecedores.

Em paralelo, para se manter competitiva, a indústria de alimentos buscará não depender mais de itens essenciais que possam impactar em preços mais altos para o consumidor final. Precisará continuamente buscar novas alternativas e investir de forma consistente em tecnologia e em substituições, sempre que possível.

A expectativa de modo geral para 2023, é positiva para a grande maioria dos segmentos da indústria de alimentos. Mediante a adequação de toda a cadeia produtiva e de abastecimento global, o suprimento já vem se acomodando bem, trazendo mais tranquilidade no abastecimento.

O Sr. foi eleito pelo Prêmio BIS - Best Ingredients Suppliers - como Empresário do Ano. Qual a importância de receber esse prêmio, a nível pessoal e profissional?

Receber esse prêmio é para mim e para a Química Anastacio uma enorme honra! 15 anos atrás, quando a Anastacio tomou a decisão de ingressar no mercado de Nutrição, nosso desafio era estar presente, nas mais diversas formas, na mesa dos mais de 200 milhões de brasileiros. E a nossa responsabilidade também estava desde o início muito clara: assegurar qualidade acima de tudo, mas também oferecer competitividade e serviços diferenciados aos nossos clientes, reduzindo complexidade e agregando valor.

Receber esse prêmio hoje é, sem dúvida, um reconhecimento que estamos caminhando bem nessa missão e um grande estímulo para seguirmos dentro do nosso foco de melhoria contínua, nos aprimorando cada vez mais em todos os aspectos.

Meu sentimento é de pura satisfação e gratidão a todos que nos apoiaram nessa jornada: fornecedores, parceiros, clientes e, principalmente, nosso time de colaboradores.

A Química Anastacio é construída pelo trabalho de grandes profissionais, engajados e inconformados, que visam se superar a cada dia. E ninguém chega a nenhum lugar sozinho... São as pessoas que nos movem e nos inspiram diariamente.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001