A Kerry divulgou suas Taste Charts 2025, uma seleção de sabores e tendências, combinando insights globais com a expertise de flavoristas e cientistas para ajudar marcas a antecipar mudanças de mercado e criar produtos impactantes. Com foco em inovações emergentes o documento serve para orientar o setor de alimentos e bebidas, oferecendo previsões baseadas em dados de mercado e inovação futura.
Segundo o Taste Charts 2025, no setor de alimentos e bebidas o sabor continua sendo um elemento essencial para o desenvolvimento de produtos. A indústria enfrenta desafios como a otimização nutricional, a sustentabilidade** e as demandas dos consumidores, mas sem abrir mão da qualidade sensorial.
“Os consumidores de 2025 buscam um equilíbrio entre perfis de sabores aventureiros e objetivos voltados ao bem-estar,” explicou Soumya Nair, diretora global de pesquisa e insights da Kerry.
Os insights da Kerry mostram como tendências globais estão influenciando mercados locais:
- Especiarias Sichuan estão transformando condimentos na Europa.
- Masalas indianas estão aprimorando snacks ao redor do mundo.
- Churrasco coreano influencia opções de refeições prontas na América do Norte.
Além disso, ingredientes emergentes como o yuzu, rastreado inicialmente no Japão em 2013, agora aparecem no mundo todo em bebidas de baixo teor de açúcar e notas cítricas asiáticas.
Entre os destaques em Sabores para 2025, estão os “cítricos inovadores”. Ingredientes como Sudachi japonês, Mikan Satsuma e Calamansi, conquistam novos públicos fora de seus mercados tradicionais, enquanto na Europa e América Latina, o Finger Lime (ou “caviar de limão”) está em alta, acompanhado pelo frescor da Verbena cítrica.
Na América Latina, o caramelo também está em alta. A região lidera na presença de sabores doces, com destaque para versões autênticas e regionais como Cajeta e Doce de Leite.
O barbecue doce também se destaca, desta vez no cenário global. Perfis como Honey Barbecue, Sweet Smoke e Maple Barbecue ganham popularidade, com técnicas de churrasco regionais, como o brasileiro e o havaiano, recebendo atenção internacional.
A combinações indulgentes com chocolate é outra tendência mapeada. Clássicos como chocolate com menta, avelã ou amêndoas estão migrando para bebidas alcoólicas, oferecendo alternativas indulgentes com apelo de sobremesa.