Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Vilões ou mocinhos? Saiba um pouco mais sobre aromatizantes alimentares

Você sabe para que servem os aromatizantes alimentares em bebidas e alimentos? Entenda um pouco mais sobre eles e quais são seus principais benefícios!

Quando compramos algum produto podemos constatar no rótulo da embalagem se aquele alimento ou bebida é composto por aromatizantes alimentares. Na maioria dos casos vemos a frase “sabor de uva”, “sabor de morango”, “sabor de caramelo”, etc, e isso não quer dizer que o alimento ou bebida que estamos ingerindo realmente é feito de uva, morango ou caramelo, mas sim que ele tem o aroma dessas frutas em sua composição.

Antes de mais nada, os aromatizantes alimentares são captados pelo olfato. O cheiro já denuncia o sabor do alimento ou da bebida, como acontece nos biscoitos, bolos, iogurtes, chocolates, sopas, cafés, etc. Para intensificar o sabor original nesses produtos industrializados, as indústrias costumam usar uma quantidade razoável de aromatizantes alimentares em sua composição, o que não é ruim à saúde, como muitas pessoas alegam. Entenda!

Aromas naturais: Os aromas naturais são obtidos a partir das matérias-primas de animais e vegetais com o odor natural ou após um tratamento de fermentação, cocção, torrefação, etc. Após extraídos esses aromas podem ser usados em óleos essenciais, bálsamos e também como aromatizantes naturais isolados, proporcionando mais sabor às comidas e bebidas sem causar danos à saúde das pessoas.

Aromas sintéticos: Os aromas sintéticos são obtidos com uma solução química que os fazem ficar o mais idêntico possível aos aromas naturais ou artificiais. No caso do aroma artificial, é feita uma mistura de compostos químicos por síntese que não são encontradas em animais ou vegetais.

Outras substâncias: Algumas substâncias também são utilizadas para a extração de aromas como o caso da cera de abelha, lactose, glicose, álcool, etc. Também podemos encontrar aromas em conservantes, acidulantes, antiespumantes, antioxidantes, etc. Todos esses aditivos e muitos outros podem produzir aroma.

Segurança: Mesmo que sejam sintéticos e artificiais, podemos dizer que todos os aromas são seguros se forem formulados com substâncias aprovadas por órgãos internacionais como JECFA ou pelo comitê de especialista aditivos da Organização Mundial da Saúde, onde avaliam se o aroma é tóxico e estudam a dosagem correta para serem utilizados em alimentos e bebidas sem que causem efeitos prejudiciais à saúde das pessoas.

Dosagem: Os aromas são adicionados em pequenas quantidades, apenas para intensificar mais o sabor “natural” em alimentos e bebidas. Porém, é extremamente importante que as indústrias estudem cada uma dessas composições de aromas e verifiquem o grau de pureza dessas substâncias.

Conheça a Tovani Benzaquen, uma das melhores distribuidoras de aromas e essências para alimentos e bebidas do Brasil. Oferecemos ingredientes de origem confiável e de qualidade para as indústrias do segmento alimentício, bebidas e lácteos, suplementos, personal care, farmacêutico e nutritivos para animais. Entre em contato com nossa equipe para entender melhor sobre aromas e suas aplicações!




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001