Em 2021, o painel Trendspotter da Specialty Food Association (SFA) reuniu-se virtualmente em três feiras digitais separadas da SFA para pesquisar milhares de produtos especiais de alimentos e bebidas de todo o mundo. Depois de registrar suas extensas descobertas, Denise Purcell, vice-presidente de conteúdo e educação da SFA, analisou os dados e decifrou cinco tendências que impulsionarão o crescimento da indústria de alimentos especiais em 2022, um segmento no valor de US$ 170,4 bilhões.
Segundo Purcell, a pandemia da Covid-19 tornou o conforto um tema primordial, fazendo com que os consumidores procurassem alimentos e bebidas familiares e reconfortantes, mas muitas vezes, com um toque de excitação ou com dietas específicas e preocupações com a saúde em mente.
Desacelerado nos últimos anos por dietas cetogênicas e com pouco carboidrato, a onda de comida de conforto influenciada pela Covid reviveu a categoria de massas, que se apresenta ao mercado em formas menos familiares ou novas, juntamente com um ressurgimento de opções sem glúten e grãos alternativos. Arroz preto, abóbora, lentilhas vermelhas e cenouras roxas estão trazendo novas versões da massa tradicional.
Os sabores globais têm oferecido aos consumidores uma aventura culinária. Sua crescente proeminência inspirou a inovação nas categorias de snacks e guloseimas, revelando opções que oferecem sabores tailandeses ao mesmo tempo em que são amigáveis ao ceto e ricas em fibras prebióticas; batatas fritas da Espanha no sabor foie gras; e amendoim aromatizado com açafrão e pimenta.
Do lado doce, surgem sabores de sorvete que homenageiam os combos latino-americanos de café e sobremesa; um toque no panetone clássico com pistaches tradicionais da Sicília no pão e como recheio; e das Filipinas, uma barra de chocolate branco com infusão de moringa coberta com pinipig, um ingrediente tradicional de arroz glutinoso moído e torrado.
Os consumidores estão aprendendo sobre as pimentas certas para receitas, snacks e condimentos, graças a preponderância das pimentas regionais, pimentas secas e flocos de pimenta que chegam ao mercado.
Os consumidores estão levando a sério a saúde do sistema imunológico após a pandemia, mas as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias de alguns alimentos e bebidas funcionais também estão cada vez mais atraentes por seus benefícios antienvelhecimento. Entre as novidades, gomas funcionais; óleos comercializados como óleos cosméticos para beber ou usar topicamente para a pele; bebidas que combinam manga com colágeno; e extrato de flor de ervilha borboleta, rico em antocianinas, que estão ligadas ao antienvelhecimento da pele.
Entre as tendências contínuas, ingredientes reciclados, a ascensão da cultura de coquetéis, incluindo opções com baixo e sem álcool, e guloseimas extravagantes continuam ganhando força.
Fonte: Prepared Foods