O Suco Prat´s acaba de chegar em território mineiro. Com mais de 54 anos de experiência na produção de laranjas e fundada pelo empresário Gilberto Pratinha, que possui vasta experiência em citricultura, a marca já aparece como expoente no mercado brasileiro de sucos. A Prat´s tem sede no interior do Paraná e já está presente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital), Distrito Federal e Goiás.
Segundo o sócio diretor da Prat´s em Belo Horizonte, Orlando Campos, trata-se de uma linha que beneficia tanto o consumidor final quanto o setor supermercadista. “O suco é natural, totalmente integral e sem conservantes. Além disso, é um produto de alto giro, atrai um comprador mais consciente e preocupado com sua saúde e a preservação do planeta”, revela.
A parceria com Minas Gerais levou em consideração uma série de fatores. “Economicamente falando, é uma região que tem condições de largar na frente com o arrefecimento da crise. É um mercado que apresenta uma demanda crescente por produtos saudáveis e práticos, mas que possui poucas ofertas de qualidade”, conta Campos. Ele completa dizendo que, ao mesmo tempo em que as escolas estão reconhecendo a importância de um lanche saudável e as pessoas mais conscientes com a saúde, poucos têm tempo para se dedicar ao preparo dos alimentos. “É aí que está o nosso diferencial”, enfatiza.
“Acreditamos no potencial de crescimento da economia mineira e na preferência dos mineiros por produtos integrais, de qualidade reconhecida e de manuseio prático. Além disso, Minas Gerais possui raízes que se assemelham muito com a origem da Prat´s: a vida no campo, que preserva o bem-estar da família e a valorização de produtos naturais”, afirma Gilberto Pratinha.
Até 2020 o Suco Prat´s pretende investir cerca de R$10 milhões no mercado mineiro. “Nosso objetivo principal é tornar nossa marca conhecida regionalmente. Por isso, estamos desenvolvendo uma série de ações estratégicas, que envolvem as áreas de marketing, comercial, imprensa, negócios e redes sociais. Isso vai potencializar nosso trabalho e fazer com que os resultados sejam alcançados com êxito”, conta Campos.
Consumo Natural
Os produtos saudáveis e naturais vêm ocupando cada vez mais espaço na mesa dos consumidores brasileiros. De acordo com estudo realizado nesse ano pela empresa Marketstrat a pedido da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), o mercado de sucos vem crescendo a taxas acima de 10% anualmente. A comparação para essa categoria de produto era muito baixa, já que o brasileiro não tinha como hábito de adquirir sucos prontos para beber.
Ainda segundo o levantamento, o consumo de suco 100% natural aumentou 258,2% em volume em dez anos. Apesar da alta taxa de crescimento, os números ainda são pequenos chegando a apenas 67 milhões de litros. “ Isso se dá pela falta de conhecimento. Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre bebida mista, néctar e suco 100%. Até pouco tempo atrás, suco de fruta (principalmente o de laranja) era só o extraído da fruta pelo próprio consumidor”, ressalta Campos.
Mas isso mudou. É possível ter todas as propriedades e nutrientes presentes na fruta sem ter o trabalho da colheita e do preparo. “O suco de laranja natural combate o colesterol, ajuda a controlar a pressão sanguínea, estimula as funções intestinais, previne gripes e infecções, reforça as defesas do organismo e estimula o sistema circulatório”, conclui.