Um dos grandes diferenciais da Arbros Pharma & food é o seu processo exclusivo de granulação, ou como chamamos, Processo de transformação granulométrica. Insumos e ingredientes que passam por este processo passam a ter mais possibilidades de utilização em diversas formulações farmacêuticas sem perder suas características físico-químicas. E hoje vamos explicar melhor como funciona este processo.
PRINCÍPIO E CAMPO DE APLICAÇÃO:
O princípio fundamental do Processo de Transformação Granulométrica é agrupar partículas de dimensões reduzidas de forma controlada e uniforme, visando a obtenção de aglomerados com propriedades e características morfológicas próprias, capazes de propiciar os processos abaixo relacionados:
COMPRESSÃO DIRETA
MODULAÇÃO DA LIBERAÇÃO DE PRINCÍPIOS-ATIVOS
AUMENTO DA SOLUBILIDADE DE PRINCÍPIOS-ATIVOS
VEICULAÇÃO DE COMPOSTOS CUJO ESTADO FÍSICO DIFERE AO DA FORMA FARMACÊUTICA NA QUAL É INCORPORADO.
Desenvolvido pela ARBROS PHARMA & FOOD, o Processo de Transformação Granulométrica, difere do processo de granulação convencional por não gerar modificações estruturais e morfológicas (visto que não há solubilização do ativo) que alterem as características físico-químicas primárias da substância, sua solubilidade ou biodisponibilidade.
COMPRESSÃO DIRETA
As propriedades intrínsecas do fármaco são fundamentais para determinação de sua capacidade de incorporação à forma farmacêutica pelo processo de compressão direta. Isto ocorre em virtude das características físicas próprias de fluxo, compressibilidade, tamanho e densidade de partículas.
As estruturas aglomeradas (agrupamento de partículas) obtidas, apresentam maior resistência física, poder de compactação e escoamento, reunindo propriedades que viabilizam o emprego desta via de fabricação.
O objetivo primário do Processo de Transformação Granulométrica é permitir a veiculação, em processo a seco, de ativos cujas características reológicas usualmente determinam sua incorporação à forma farmacêutica de dispensação por meio da via úmida.
MODULAÇÃO DA LIBERAÇÃO DE PRINCÍPIOS-ATIVOS
De acordo com o balanceamento qualitativo / quantitativo dos excipientes empregados, é possível modular a liberação do ativo, visando à obtenção de uma forma farmacêutica de liberação prolongada.
AUMENTO DA SOLUBILIDADE DE PRINCÍPIOS-ATIVOS
Agregando-se, à partícula primária, excipientes capazes de alterar sua molhabilidade, obtêm-se ativos com maior solubilidade. Como resultado do emprego desses excipientes, os quais imprimem características diferenciadas próprias à matéria-prima resultante, é possível adequar a dissolução do produto formulado.
VEICULAÇÃO DE COMPOSTO CUJO ESTADO FÍSICO DIFERE AO DA FORMA FARMACÊUTICA NA QUAL É INCORPORADO
Observando a dificuldade de incorporação de substâncias líquidas em meios sólidos, a ARBROS PHARMA & FOOD direcionou sua tecnologia para mais um campo de aplicação: a veiculação na forma sólida, utilizando matriz inerte, em processo especialmente concebido para oferecer ao mercado um produto de fácil manipulação.
Exemplo de desenvolvimento nesta área é o Simeticone DC 30, cujo estado físico permite a formulação por compressão direta, evitando a adoção da forma primária, oleosa, do composto em questão.
Quer saber mais sobre este processo exclusivo e suas infinitas possibilidades? Quer conhecer mais sobre os nossos projetos já realizados na área de granulação? Falem com nossos consultores.