Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Os sabores e aromas de 2021

Com os eventos de 2020 impactando todas as áreas de alimentos e bebidas, o setor de sabores e aromas não deve ser diferente. Pelos próximos 12 meses de 2021, os sabores e aromas estarão no foco dos novos desenvolvimentos de produtos, enquanto o mundo se recupera da pandemia da Covid-19.

De acordo com a Firmenich, que elegeu o gengibre e o yuzu como os seus principais sabores para 2021, a imunidade e otimismo vão impulsionar a demanda pelos botânicos.

Segundo o chefe global de insights da Taste & Beyond, Jeffrey Schmoyer, a pandemia gerou mudanças extraordinárias e fundamentais nos comportamentos e atitudes de alimentos e bebidas dos consumidores, muitos dos quais provavelmente persistirão no futuro. “A Covid-19 acelerou e criou várias novas dimensões, que acabamos de entrar em foco, que permanecerão por muitos anos”, explica.

Em linha com a previsão de sabor da empresa para 2021, Schmoyer revela que a Firmenich queria reservar um momento para homenagear a noção de que em todos os desafios que os consumidores enfrentaram em 2020, alimentos e bebidas, cozinhar e usar ingredientes naturais foram um dos destaques. “As famílias se reuniram em torno de cozinhas e mesas de jantar, compartilharam e se apoiaram em momentos de emoção e usaram a comida como fonte de força e bem-estar. Portanto, escolhemos gengibre e yuzu como os nossos dois ingredientes super-heróicos, que atendem principalmente a essas necessidades e resistirão ao teste do tempo nos próximos anos”, comenta Schmoyer.

Já para a Kerry, o gengibre também é um sabor que se destaca. Notavelmente, a pandemia afetou culturas em todo o mundo e a tendência em todos os lugares é em direção a alimentos, sabores e bebidas reconfortantes. “Veremos alguns sabores interessantes, como o gengibre picante, avançar à medida que os consumidores experimentam novos sabores interessantes”, disse Coralie Garcia-Perrin, diretora de marketing estratégico global da Sweet Taste at Kerry.

De acordo com Melissa Muldowney, diretora de marketing estratégico global para Savory da Kerry, especificamente nos Estados Unidos, o gengibre picante, como uma variação do gengibre, é uma experiência de sabor incomum emergente a se observar.

Além disso, a pesquisa de Kerry sobre Saúde Proativa identificou que 39% dos consumidores associam o gengibre com suporte imunológico. “Os desenvolvedores de produtos devem examinar de perto os sabores de gengibre picante que fornecem calor para as suas novas bebidas e alimentos”, acrescenta Leigh-Anne Vaughan, diretora de marketing estratégico global de Taste, da Kerry. “Os fabricantes devem ficar de olho nas especiarias - masala chai, pimenta, gengibre picante e assim por diante - que conferem uma sensação de calor ao produto”, observa.

Na América Latina, pistache, gengibre, pão de gengibre e caramelo salgado, entre outros, são sabores emergentes, diz Roberta Viglone, gerente de marketing para Taste da Kerry Latam. “Os desenvolvedores de produtos devem observar como os consumidores reagem a esses sabores e estar prontos para responder rapidamente”, acrescenta.

Na Europa, especificamente, a percepção dos consumidores de boa saúde, associada a tonalidades de sabor - como botânicos como alfazema e manjericão para aplicações doces - estão ganhando popularidade em lançamentos de novos produtos, diz Christina Matrozou, gerente de marketing de sabor da Kerry na Europa. “Além disso, os vegetais - incluindo rosa, violeta, hibisco e lavanda - estão encontrando a aprovação dos consumidores que procuram produtos reconfortantes que tenham associações com o bem-estar”, acrescenta Garcia-Perrin, da Kerry.

Para Dominique Delfaud, diretor de marketing para pesquisas sensoriais e de consumo da Mane, especiarias e vegetais fornecem a intensidade de sabor e frescor que os consumidores desejam. “Também transmitem representações ricas de saúde e bem-estar nas mentes dos consumidores”, afirma. Delfaud espera que o açafrão ainda esteja no topo da lista como um favorito para aumentar a imunidade, junto com gengibre e ginseng.

Além disso, açafrão, cardamomo e tonka continuarão crescendo em 2021 como ícones de sabores misteriosos, fornecendo uma assinatura distinta e atraente para novos desenvolvimentos de produtos de alimentos e bebidas. “Entre as frutas, uma fruta da América do Sul e da África que ganhará força significativa nos mercados desenvolvidos é o tamarindo, com seu perfil agridoce”, completa.

De acordo com Collette Kakuk, vice-presidente de marketing global da Layn, o suporte à imunidade deve permanecer em 2021. “Chá verde, folha de orégano, folha de oliveira e equinácea estão entre alguns dos principais ingredientes que prevemos que serão tendência em 2021. Uma ampla variedade de produtos botânicos servirá em quase todos os setores, incluindo alimentos e bebidas, nutracêuticos, suplementos, cuidados pessoais e também nutrição animal. Esperamos continuar a ver uma demanda significativa por extrato de algas marinhas, espinheiro marítimo e extratos de cânhamo e CBD em 2021, além da alta demanda contínua por estévia e fruta do monge, já que os consumidores continuam exigindo redução de açúcar”, conclui Kakuk.



Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001