Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Nova geração de adultos molda o futuro do setor de bebidas

A crescente demanda por bebidas com e sem álcool está moldando o futuro do setor de bebidas para adultos. De acordo com a IFF, beber álcool com moderação está se tornando mais comum à medida que a nova geração de jovens adultos se concentra na nutrição, saúde pessoal e bem-estar.

De acordo com Christina Papadam, gerente de Mercado Regional para a Europa da IFF, o setor de refrigerantes para adultos é uma categoria empolgante que está evoluindo muito rápido e sem limitações. “A tendência da curiosidade sóbria marca o início de novas opções sofisticadas, de alta qualidade e sem álcool para todos os gostos. O objetivo é proporcionar ótimas experiências com múltiplos benefícios para o consumidor, sabor, aparência, saúde e funcionalidade são importantes. Nos próximos anos, esperamos que a escolha dos produtos se torne ainda mais refinada, à medida que os fabricantes respondam as motivações individuais dos consumidores”.

Julie Baxter, principal flavorista da IFF, revela que nos últimos anos, tem havido o surgimento do movimento “curioso sóbrio”, cujos principais consumidores são a nova geração de jovens adultos com uma forte atitude de saúde e bem-estar, que pensam mais no que bebem e gostam menos de álcool, mas que ao mesmo tempo, são intransigentes em sua demanda por experiências emocionantes sem álcool que criem um sentimento de pertencimento. “Nossos ingredientes botânicos reciclados, como sabores naturais de resíduos de casca de laranja, é apenas um exemplo de como o abastecimento sustentável pode permitir uma narrativa positiva”, disse Baxter.

No passado, a categoria de baixo e sem álcool envolvia principalmente a imitação de cerveja, vinho ou destilados. Comentando se esse ainda é o caso, Sjors Peters, diretor regional da categoria de bebidas e laticínios (EAME), disse que a empresa está vendo o surgimento de uma nova categoria, principalmente sem álcool, que vai além das bebidas alcoólicas tradicionais. “O segmento de cervejas, vinhos e destilados com baixo e sem álcool continua crescendo e esta é uma categoria focada em entregar refrigerantes sofisticados e premium para consumidores adultos, que não estão mais dispostos a se contentar com uma garrafa convencional”, comenta Peters.

Elementos de hibridização cruzada são visíveis, à medida que fabricantes inovadores se inspiram em cerveja, vinho e, até mesmo, café ou chá para desenvolver algo completamente novo. De acordo com Peters, os exemplos incluem novas bebidas espumantes de chá para o mercado de vinhos e cafés frios indulgentes que focam nas necessidades do consumidor de relaxamento e energia.

Desde o desenvolvimento das primeiras cervejas sem álcool, os fabricantes têm lutado para recriar o caráter fresco e fermentado, o corpo e o mouthfeel proporcionados pelo álcool. Ao imitar um destilado com teor de álcool acima de 45%, o desafio é ainda maior. Como solvente, o álcool é excelente para solubilizar moléculas de sabor e garantir sua distribuição impactante no produto final. É por isso que, no desenvolvimento de produtos sem álcool, o sistema de distribuição de sabor é a chave para garantir o impacto e a clareza do sabor. Ao mesmo tempo, é necessário explorar novas moléculas de sabor e extratos naturais que podem restaurar um perfil de sabor autêntico e fermentado ou que servem como um modulador de sabor para ativar as papilas gustativas. “Na IFF, nossos sabores geralmente focam em direções inesperadas ao construir um perfil específico”, acrescenta Baxter.

De acordo com a IFF, os consumidores estão demonstrando interesse em uma ampla gama de direções de sabores premium. “Os sabores fermentados fornecem sinais de álcool que adicionam sofisticação, enquanto o chili e o capsicum podem ser fontes de calor semelhante ao álcool. Botânicos como o zimbro e o coentro, ambos particularmente conhecidos do gin, são apreciados por suas conotações de sabor natural e autêntico”, diz Papadam, enfatizando que as oportunidades são imensas. “É aqui que o Taste Design da IFF, guiado por sabores experientes, permite a seleção e combinação de moléculas de sabor com seus sistemas de entrega apropriados”, acrescenta.

Além disso, Baxter destaca que há três etapas principais para desenvolver novos produtos sem álcool que correspondam as tendências de consumo de hoje. “Em primeiro lugar, você deve começar com a motivação do consumidor e perguntar por que os consumidores adultos escolhem bebidas sem álcool e que expectativas eles têm”. Em seguida, vem o design de sabor. “Na verdade, trata-se de combinar ciência e criatividade para criar o inesperado, aproveitando as moléculas de sabor, a experiência de fermentação e a tecnologia de entrega mais recente”, continua Baxter. “Finalmente, a terceira etapa é incorporar o sabor em um formato incomum, como um concentrado para adicionar a uma bebida ou um spray que os consumidores podem usar para personalizar a sua bebida”, conclui.

Fonte: Food Ingredients First




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001