Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


.LATAM LIDERA O CAMINHO PARA LANÇAMENTOS DE PRODUTOS DE ALTA PROTEÍNA: DUPONT

A proteína é um mercado aquecido e em nenhum lugar mais do que na América Latina, onde a porcentagem de lançamentos de novos produtos de alta proteína por ano é quase o dobro da média global.

“Bares e bebidas lácteas estão impulsionando a tendência das proteínas na América Latina”, disse Cintia Nishiyama, gerente de marketing da DuPont Nutrition & Health para a América do Sul, à FoodNavigator-LATAM. “Os consumidores estão cientes dos benefícios da proteína e 56% dos brasileiros estão tentando ativamente aumentar as proteínas ou sabem que deveriam.”

Embora a LATAM seja reconhecida como uma grande região produtora de carne, um número crescente de consumidores está exigindo alternativas à base de proteínas e sem carne, acrescentou Nishiyama.

"O número de restaurantes vegetarianos aumentou", observou ela. “51% dos brasileiros já são classificados como flexitarianos, embora o termo ainda não seja muito conhecido".

"Grandes empresas de carne já estão trabalhando na expansão de suas refeições prontas congeladas ou refrigeradas com alternativas vegetarianas".

A empresa continua inovando com sua linha de proteína de soja e lançou o Supro XT 221 D para bebidas, com mistura seca que tem a capacidade de dissolver em apenas nove segundos, disse ela. A DuPont também oferece a proteína vegetal estruturada Supromax para refeições vegetarianas alternativas, como nuggets, carne bovina, almôndegas e hambúrgueres. O ingrediente é uma combinação de soja e proteína de trigo combinada com amido de trigo, dando textura e fibrosidade parecidas com a da carne em várias aplicações.

As condições econômicas também estão ajudando nessa tendência e a DuPont espera que o NPD acelere a economia da região, que está se recuperando.

Saúde e bem-estar

"O Brasil e a Argentina estão apenas recuperando o crescimento após anos de recessão", disse Nishiyama. “Mas, apesar do difícil ambiente econômico, a saúde e o bem-estar, sem dúvida, continuam sendo um forte impulsionador”.

A empresa oferece uma gama de ingredientes para essa tendência, incluindo probióticos (com demanda significativa no Brasil, Argentina e Chile, embora os regulamentos locais afetem este setor) e proteínas, mas também há opções em relação a redução de açúcar.

"Açúcar e redução de sódio são grandes tendências na América Latina", disse ela, acrescentando que os governos locais estão muito ativos para reduzir o consumo de açúcar e sódio/sal. Por exemplo, o Chile introduziu sinais de stop preto nos produtos, enquanto o Equador tem semáforos. Além disso, o México introduziu, em 2014, um imposto sobre o açúcar.

"Desenvolver produtos mais saudáveis, mantendo o sabor e a textura, nem sempre é fácil", disse Nishiyama, "e alcançar o custo certo também pode ser desafiador." Várias soluções estão disponíveis para reduzir o açúcar e produzir resultados satisfatórios, disse ela, incluindo fibras, agente de volume em bebidas ou bolos, polióis para biscoitos e hidrocolóides para bebidas.

Rótulo limpo

Enquanto o rótulo limpo é uma tendência forte na Europa e nos EUA, a tendência é menos desenvolvida na América Latina, com a região se movendo mais para um rótulo mais limpo e mais forte para algumas categorias específicas, como sucos, disse Nishiyama. “Mas o consumidor em geral não faz rótulos prontos. E para quem lê, o custo é outra barreira ”.

Da mesma forma, o orgânico é muito menos desenvolvido como categoria. Um exemplo perfeito disso é que a Nestlé lançou recentemente seus primeiros produtos orgânicos no Brasil.

Inovação local impulsionando negócios globais

Nishiyama explicou que as equipes técnicas locais da DuPont na América Latina estão ajudando a impulsionar a inovação interna. Por exemplo, a equipe técnica brasileira da DuPont conduziu recentemente pesquisas sobre patentes para a enzima PowerMill. Além disso, as equipes brasileiras de óleos e gorduras e de panificação lançaram soluções para permitir a formulação de margarinas/spreads e biscoitos recheados com baixa saturação. “Esta solução permite que a gordura saturada seja reduzida em até 70% e junto com a PowerMill recebeu o primeiro e o segundo lugar dos ingredientes mais inovadores da Food Ingredients South America 2017”, disse ela.

A estratégia global da empresa se concentra em três categorias importantes: bebidas, panificação e laticínios, mas a importância da carne processada para a América Latina significa que a DuPont também tem um foco local nessa categoria. Para panificação, a empresa oferece uma ampla variedade de ingredientes para dar volume e textura ao pão, além de enzimas, emulsificantes e ingredientes para ajudar a reduzir o açúcar e a gordura; e a proteína para produtos com alto teor de proteína. Para laticínios, são muitas culturas. E para bebidas, a empresa oferece um portfólio de ingredientes para redução de açúcar e agentes de volume. "Também oferecemos soluções para bebidas com alto teor de proteína, que ainda estão surgindo, mas vemos algumas bebidas com alto teor de proteína", disse Nishiyama.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001