Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Grãos orgânicos ganham impulso

O orgânico veio para ficar. Essa categoria que já foi um nicho continua a desfrutar de um crescimento constante. Do início dos anos 1990, até o início dos anos 2000, os orgânicos deram grandes passos, com aumento na área cultivada orgânica certificada e com as compras de alimentos orgânicos eclipsando as compras de alimentos convencionais. A Pesquisa da Indústria Orgânica de 2020, da Organic Trade Association (OTA), mostrou que, embora o segmento de alimentos seja dominado por produtos hortifrutigranjeiros, pães e grãos representam 11,4% dessas vendas.

Em 2019, a OTA registrou que as vendas da categoria de pães e grãos atingiram US$ 5,7 bilhões, um aumento de 6% em relação a 2018. Os números de crescimento das vendas de pão orgânico, da Nielsen, mostram que as vendas em dólares aumentaram 8% de 2018 a 2019, e cresceram 19% de 2019 a 2020. A farinha orgânica aumentou 51% nas vendas de 2019 a 2020, ultrapassando toda a categoria de farinha, que cresceu 33% no mesmo período. A pesquisa da OTA também mostrou que 90% dos prováveis compradores de produtos orgânicos disseram que esses produtos se tornaram ainda mais importantes durante a pandemia.

As associações de saúde de alimentos naturais e orgânicos os tornarão mais importantes do que nunca durante uma pandemia de saúde global, já que muitos adultos procuram maneiras de apoiar o bem-estar geral durante tempos incertos”, disse Karen Formanski, analista de saúde e nutrição da Mintel.

O relatório da Mintel sobre o comprador de alimentos naturais e orgânicos revelou que 55% dos consumidores orgânicos compram esses alimentos porque acreditam que são mais saudáveis do que os produtos convencionais, enquanto 23% tomam essas decisões de compra com base em questões de sustentabilidade. Embora os adultos entre 25 e 44 anos constituam a maior parte dos compradores de produtos orgânicos, essas motivações se mantêm constantes em diferentes idades demográficas.

Os consumidores orgânicos são normalmente mais jovens e têm maior probabilidade de serem pais, mas os dados demográficos apontam que os mais velhos oferecem uma oportunidade de crescimento para a categoria de alimentos orgânicos, à medida que seu grupo se torna mais interessado em ingredientes funcionais para a saúde. A Mintel relatou que 83% dos consumidores com mais de 65 anos disseram que normalmente compram produtos convencionais, enquanto apenas 28% desse grupo disseram que normalmente compram produtos orgânicos.

O preço mais alto dos alimentos orgânicos, no entanto, continua sendo a principal barreira para os compradores de produtos não orgânicos. A Mintel observou que 56% desses compradores não acreditam que os produtos orgânicos valem o preço. No entanto, há esperança, já que 42% de todos os consumidores disseram que comprariam mais alimentos naturais e orgânicos se fossem mais baratos.

A pesquisa da Mintel mostrou que 98% das compras de alimentos e bebidas naturais e orgânicas incluem ofertas de marcas próprias, pelo menos algumas vezes.

Nos mais de 30 anos em que a indústria de alimentos orgânicos existe, frutas e vegetais frescos têm dominado, com a OTA relatando que a categoria de produtos agrícolas representa mais de 36% de todas as vendas de alimentos orgânicos. Embora pães e grãos orgânicos continuem ganhando participação nas vendas totais de pães e grãos, representam uma parcela menor das vendas gerais de alimentos orgânicos. No entanto, a OTA antecipa que a Covid-19 apoiará o crescimento de todas as categorias de alimentos básicos, incluindo pães e grãos.

Os orgânicos continuarão a ter poder de permanência, especialmente em alimentos básicos, como o pão.

Fonte: Food Business News




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001