Novas instalações de produção serão abertas em resposta à crescente demanda por alternativas de carne.
A BENEO, produtor lider de ingredientes funcionais, investiu 4,3 milhões de euros numa nova fábrica de produção de proteína vegetal em Wanze, Bélgica. Em 1º de março foi realizada a inauguração oficial dessas instalações. A usina faz parte da fábrica BioWanze, uma moderna biorrefinaria que produz alimentos e etanol.
Essa decisão é tomada em resposta à crescente demanda mundial por proteínas de origem vegetal, à medida que cresce o interesse dos consumidores por alternativas livres de carne. Christoph Boettger, Executive Board Member da BENEO comenta: "Estamos vendo uma grande mudança na dieta dos consumidores que tentam reduzir o consumo de carne e procurar alternativas. A proteína do trigo tem sido a proteína vegetal mais utilizada nos novos substitutos de carne lançados em 2018 e acreditamos que esse mercado tenha grande potencial em 2019 e nos próximos anos. "
As novas instalações serão administradas pela BioWanze, subsidiária da CropEnergies, fabricante de etanol de produção sustentável. Sua biorrefinaria na Bélgica usa toda a matéria-prima para produzir alimentos para humanos e animais, e combustíveis de alta qualidade sem desperdício.
Boettger também comenta: "Estamos muito satisfeitos em trabalhar com nossa empresa-irmã, a CropEnergies, e com sua equipe na BioWanze como um parceiro de confiança neste novo e excitante passo em nossos negócios. Através deste importante investimento e novas instalações, a BENEO pode dar os primeiros passos para explorar o mercado de proteínas texturizadas de origem vegetal e permitir que seus clientes aproveitem essa tendência crescente. "
André Tonneaux, Diretor de BioWanze, disse: "Estamos muito animados em trabalhar em estreita colaboração com BENEO nesta nova fase para produzir proteínas vegetais. Além de ampliar as capacidades de produção, este investimento irá assegurar o crescimento futuro e abre oportunidades importantes de emprego aqui na Valónia. "
A proteína de trigo texturizada BENEO contém farinha de trigo, proteína de trigo e água. Com sabor neutro e textura estável, o ingrediente pode ser usado para substituir a carne em um grande número de produtos que tradicionalmente a continham, como hambúrgueres, nuggets ou molho à bolonhesa.
- FIN -
Para mais informações sobre a BENEO e seus ingredientes visite www.beneo.com e www.beneonews.com ou siga à BENEO no Twitter: @_BENEO ou LinkedIn: www.linkedin.com/company/beneo
A BENEO oferece ingredientes funcionais procedentes das raízes da chicória, do açúcar de beterraba, do arroz e do trigo. A BENEO é o aliado perfeito para ajudar a melhorar as características nutricionais e tecnológicas de um produto. Os benefícios nutricionais chave que aportam seus ingredientes são «redução de gordura», «redução de açúcares», «redução de calorias», «fibra adicionada», «sem glúten» e alternativas lácteas, bem como controle da energia e da saúde digestiva, óssea e dental. Seus benefícios tecnológicos centram-se na melhoria do sabor e da textura. Mediante uma cadeia única de conhecimentos, que inclui o BENEO-Institute, que proporciona conhecimentos chave sobre ciência da nutrição e legislação, e o BENEO-Technology Center, que assessora na aplicação da tecnologia, a
BENEO apoia de forma ativa seus clientes da indústria no desenvolvimento de produtos alimentícios mais equilibrados e saudáveis.
A BENEO é uma divisão do Grupo Südzucker que dá emprego a mais de 1000 pessoas e conta com unidades de produção na Bélgica, Chile, Alemanha e Itália.
Para mais informacao:
Piar Latam
Andrea Arguello andyarguello@piarlatam.com
Teresa Mingo Arechederra teresamingo@piarlatam.com
A BioWanze é o maior produtor de etanol da Bélgica. A BioWanze é uma biorrefinaria que utiliza todas as matérias-primas para produzir alimentos humanos e animais e combustível de alta qualidade, sem desperdício. A empresa emprega 125 pessoas. A BioWanze é uma subsidiária da CropEnergies AG, a maior produtora de etanol renovável da Europa.
A CropEnergies, e consequentemente a BioWanze, faz parte do Grupo Südzucker (18.500 funcionários), uma das empresas líderes na indústria de alimentos, que atua nos segmentos de açúcar, produtos especiais, etanol e frutas.
Para mais informações sobre a BioWanze, visite: www.biowanze.be