Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Beneo expande linha de amido de arroz clean label para aplicação severas de processamento

A Beneo está pronta para lançar o Remypure S52 globalmente no IFT 2018, em Chicago, o segundo amido de arroz nativo da empresa, especialmente desenvolvido para ser usado em alimentos produzidos sob condições muito exigentes, como molhos, temperos e comidas para bebês. Esta última adição à linha Remypure foi lançada após extensa pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar um ingrediente clean label que seja robusto o suficiente para suportar condições difíceis de processamento, como baixo pH, alto cisalhamento e altas temperaturas.

O primeiro amido de arroz nativo funcional da Beneo, Remypure S51, é usado em uma ampla gama de aplicações, como molhos, refeições prontas e alimentos para animais de estimação. Remypure S51 foi desenvolvido para produtos que são fabricados sob condições que requerem um amido com moderada tolerância ao processo. O Remypure S52, por outro lado, permitiu que a Beneo oferecesse um amido de arroz clean label capaz de resistir a condições de processamento adversas, graças a sua alta tolerância ao processo.

“A razão para o lançamento da linha Remypure foi a demanda do mercado por ingredientes clean label para aumentar a gama de ingredientes que livres de números E, mas também aqueles que o consumidor pode entender,” explica Benoit Tavernier, Gerente de produto da Rice Ingredients na Beneo. “O primeiro lançamento foi o Remypure S51, um amido de arroz nativo funcional, tolerante a processos moderados e com o nível de desempenho de alguns amidos de arroz modificados do nosso portfólio. Com o Remypure S52, pretendemos obter um produto com tolerância de processo ainda maior. Isso significa que um produto que pode ser usado, por exemplo, em condições severas de processamento, como baixo pH, condições de alto cisalhamento, etc. ”, acrescenta.

Ele observa que os alimentos infantis e molhos emulsionados (como, por exemplo, molhos de tomate) que são retorcidos, passam por um processo muito exigente. “Isso significa que você tem altas temperaturas por um longo período e precisa de um produto que possa suportar essas condições de processo. Até agora, não tínhamos tal produto em nosso portfólio. Basicamente, ajuda o produtor a optar por alternativas clean label aos amidos modificados. Por isso, vai substituir os amidos modificados, seja arroz ou de outras fontes ”, explica ele.

O Remypure S52 apresenta bom desempenho em condições de alto cisalhamento, com pesquisas mostrando que seus grânulos permanecem intactos durante e após o processo. Como resultado, o Remypure S52 cria uma textura cremosa com boa consistência e estabilidade a longo prazo (estabilidade de vida de prateleira), tornando-a ideal para molhos.

O S52 também é ideal para aplicações de retorta, que é uma das condições de processo mais severas a serem usadas no setor de conveniência para esterilizar sob altas temperaturas. O desafio com este processo é manter a viscosidade após o processo de retorta. Testes de molhos de tomate contendo Remypure S52 mostram que é possível manter ótima funcionalidade e textura delicada durante este tratamento de alta temperatura, graças a sua alta tolerância ao processo.

Devido ao processo de produção térmica do Remypure, que é inteiramente natural, o amido de arroz nativo da Beneo alcança níveis de desempenho comparáveis aos amidos alimentícios quimicamente modificados, sem o uso de produtos químicos. Como resultado, o S52 é natural e clean label, bem como apresenta textura suave e cremosa, graças a singularidade do amido de arroz que tem tamanho pequeno de grânulo, quando comparado a outros amidos, além de boa estabilidade de tempo de prateleira e funcionalidade congelamento-descongelamento.

Um foco maior na saúde e no bem-estar e na demanda por transparência está pressionando os fabricantes a fornecer produtos clean label como requisito básico, mesmo nos produtos alimentícios mais desafiadores. O Remypure S52 é considerado uma resposta oportuna a esta crescente necessidade, já que atualmente é tecnicamente desafiador criar molhos clean label, devido ao alto cisalhamento e as temperaturas envolvidas no processo de produção.

O ingrediente pode ser rotulado como amido nativo, resultando em um rótulo “amido” ou “amido de arroz” na embalagem, dependendo da legislação nacional. “A principal vantagem é que você tem a funcionalidade de um amido modificado, sem precisar nomeá-lo como tal. Isso está completamente de acordo com as tendências de transparência e clean label do mercado ”, diz Tavernier.

O Remypure S51 foi lançado pela primeira vez em 2016. Até a data, revelou-se popular no mercado, particularmente no setor de refeições prontas e em alimentos para animais de estimação. “Ele ainda está ganhando força e sendo implementado; leva algum tempo para ter sucesso com um novo produto no mercado. O S52 está disponível agora e alguns projetos com players globais estão em andamento ”, acrescenta

A principal atividade para o negócio Remy da Beneo, fornecedor de carboidratos funcionais, é o amido de arroz, com a maioria das inovações indo nessa direção, mas Tavernier também observa um forte crescimento da proteína de arroz em meio ao crescimento potencial do mercado.

Há também uma tendência significativa em torno do marketing de texturas e a Beneo está procurando se beneficiar também. “O mercado está pedindo texturas ao invés de produtos específicos. Também estamos analisando e verificando como essas solicitações podem ser respondidas e o que podemos desenvolver a esse respeito. Ainda estamos em uma fase inicial, mas estamos definitivamente olhando para isso. Por exemplo, existem algumas perguntas básicas que você ouve; quer seja uma textura longa ou curta, uma sensação cremosa na boca, etc. Para o cliente, seria muito útil associar um tipo de textura e capacidade de derreter a um dos nossos produtos à base de amido de arroz ”, conclui.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001