Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Alcance do probiótico da DuPont se expande com o reconhecimento brasileiro de alegação de saúde

A DuPont Nutrition & Health obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para sua cepa probiótica Bifidobacterium lactis HN019. A regulamentação marca o reconhecimento da ciência e permite a alegação de saúde na embalagem. Os clientes no Brasil agora podem se beneficiar de novos produtos probióticos e suplementos dietéticos no mercado, usando o primeiro probiótico DuPont a se qualificar para uma alegação de saúde aprovada no mercado local.

A aprovação significa elegibilidade para a alegação " Bifidobacterium lactis HN019 pode contribuir para a saúde gastrointestinal" em suplementos alimentares e embalagens de produtos probióticos.

“Durante seu cuidadoso processo de avaliação, a autoridade de saúde reconheceu o potencial efeito de saúde do HN019 e nossa experiência como um fornecedor confiável de probióticos. Para nossos clientes, isso significa que o processo de aprovação de seus produtos tem maior probabilidade de ser rápido e bem-sucedido ”, diz Carolina Zago, da DuPont Nutrition & Health América do Sul.

Desde 2015, quando a ANVISA aumentou suas exigências de aprovação de produtos enriquecidos com probióticos, muitas aplicações falharam devido a documentação insuficiente de segurança ou eficácia, explicou a DuPont. Isso torna a aprovação do HN019 um "triunfo" em particular.

A DuPont pode citar numerosos estudos in vitro e clínicos que documentaram o efeito positivo do HN019 na saúde gastrointestinal e na função imunológica. Em dois estudos de intervenção dietética, o consumo de HN019 foi visto como modulando favoravelmente a composição da microbiota intestinal.

Além disso, uma meta-análise de quatro ensaios clínicos também mostrou que o consumo diário de HN019 aumenta a atividade imune em idosos saudáveis.

“Nosso sistema gastrointestinal é um ecossistema extremamente complexo - e representa nossa maior área de contato com o meio ambiente. Contamos com a nossa microbiota intestinal para digerir e absorver nutrientes, excretar produtos residuais e estimular a resposta imunológica do organismo para que possamos estar melhor protegidos contra possíveis patógenos ”, diz Daniel Borges, Gerente de Vendas de Suplementos Dietéticos da DuPont Nutrition & Health.

“Ao aprovar essa alegação de saúde, a ANVISA reconheceu a capacidade do HN019 em ajudar a manter esse ecossistema em equilíbrio”.

Probióticos da DuPont no mercado europeu

A empresa possui um portfólio de culturas probióticas DuPont Danisco cientificamente comprovadas para alimentos e suplementos alimentares, que estão prontas para venda em uma variedade de formatos.

“A DuPont possui um produto probiótico chamado Howaru Protect Senior. Recentemente, publicamos uma meta-análise em que pesquisamos como essa linhagem afeta a saúde imunológica de idosos saudáveis. Nesta meta-análise, reunimos dados de quatro ensaios clínicos. Os resultados mostraram que foi altamente eficaz no reforço das principais células do sistema imunológico que lutam contra infecções bacterianas e virais ”, diz Liisa Lehtoranta, Gerente de Pesquisa da DuPont Nutrition & Health.

Com relação as aplicações, o probiótico Howaru Protect Senior será apresentado nos formatos mais adequados para as populações idosas: “os formatos em pó são uma boa maneira de administrar probióticos para idosos, pois podem ser facilmente adicionados a iogurte, bebidas ou suco”, acrescenta Lehtoranta.

Para a DuPont, os probióticos trazem “possibilidades ilimitadas” e o mercado em expansão não deve desacelerar, explica Lehtoranta.

Crescimento do probiótico

Os dados do Innova Market Insights refletem o crescimento de um mercado que não mostra sinais de estagnação. Os dados apontam que quase 96% dos lançamentos globais nos 12 meses, até o final de junho de 2017, foram posicionados em uma plataforma de saúde de algum tipo. Destes, quase 56% das apresentações incluíam uma alegação de saúde digestiva e / ou probiótica.

À medida que as empresas inovam em probióticos, as alegações de saúde intestinal também se afastam do segmento de laticínios. Por exemplo, o probiótico em pó Howaru Protect Senior da DuPont será adequado para aplicações de bebidas, incluindo sucos.

A autorização oficial para alegações de saúde na embalagem pode ter um grande peso no mercado, pois a obtenção de tais certificações pode ser difícil. No entanto, há uma enorme quantidade de pesquisas científicas nessa área que podem aumentar ainda mais o futuro apoio científico do probiótico.

“As ferramentas científicas já percorreram um longo caminho desde a invenção do microscópio. O desenvolvimento de metodologias 'ômicas' significa que agora, além de identificar cepas bacterianas, genes e vias funcionais, também podem ser caracterizados e esses dados podem ser usados para tentar desvendar as interações complexas entre a microbiota intestinal e a saúde ”, diz a Dr. Stacey Lockyer Ph. Nutricionista da Fundação Britânica de Nutrição. "Então, há muito mais a ser descoberto na área de pesquisa de probióticos", acrescenta.

De fato, a DuPont afirma que está continuando suas pesquisas para obtenção de novas cepas reconhecidas no Brasil, após o sucesso da cepa Bifidobacterium lactis HN019 ser reconhecida na Suíça e no Japão sob alegações de saúde similares.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001