Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


O que está impulsionando o mercado de adaptógenos?

Os suplementos adaptogênicos estão em alta, com as vendas de produtos contendo adaptógenos aumentando em todo o mundo desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com Matthew Oster, gerente sênior do setor de saúde do consumidor da Euromonitor International (Reino Unido), as vendas globais de adaptógenos aumentaram 10% em 2020 e 14% em 2021.

Esse crescimento deu origem à inovação de produtos. Segundo analistas, os adaptógenos ainda estão em sua infância e têm muito mais espaço para serem executados. Marcas voltadas para o futuro encontrarão muitas oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos, à medida que seguem as tendências que impulsionam o mercado de adaptógenos.

A pandemia da Covid-19 exacerbou a crise global de saúde mental, criando uma nova fonte de estresse para os consumidores. À medida que os consumidores tentam priorizar sua saúde mental, a busca por ingredientes naturais de apoio está impulsionando o crescimento do mercado de adaptógenos. “O aumento do interesse em soluções de saúde mental e adaptógenos em particular, intuitivamente faz sentido, pois consumidores de todos os tipos estão processando o trauma, o deslocamento e a insegurança que se tornaram comuns em todas as culturas durante a Covid-19”, explicou Oster.

Segundo Oster, houve um aumento dramático nas formulações contendo ashwagandha nos últimos anos. Ingredientes como ginseng, maracujá e raiz de valeriana também estão em alta. Pesquisas promissoras em torno do eixo intestino-cérebro e o crescente corpo de evidências que apoiam os psicobióticos também estão dando um impulso aos adaptógenos.

De acordo com Sayantan Paul, cientista sênior de alimentos da Spoonshot, os consumidores estão cada vez mais procurando não apenas reduzir o estresse e melhorar o relaxamento, mas também aliviar a ansiedade e prevenir a insônia. Enquanto o ginseng domina a categoria de adaptógenos, outros ingredientes, como gengibre, cogumelos e alcaçuz, também são populares. “Os cogumelos contêm ergotioneína, um antioxidante que pode proteger contra danos celulares e teciduais. As conversas nas redes sociais mostram que 21% das postagens que mencionam adaptógenos também mencionam cogumelos. A ashwagandha também está ganhando enorme tração no segmento de produtos alimentícios”, comentou Paul.

Os adaptógenos estão cada vez mais presentes nas formulações de bebidas, especialmente porque os consumidores procuram estimulantes sem cafeína que possam consumir de maneira rápida e conveniente. Os consumidores urbanos, em particular, estão cada vez mais estressados; incorporar adaptógenos em formatos de bebidas convencionais, como chás e lattes, é uma maneira de fornecer os benefícios funcionais dos adaptógenos em um formato que os consumidores já conhecem e gostam. “Os botânicos ayurvédicos, como ashwagandha e açafrão, continuam a invadir novas fronteiras em categorias como bebidas. A pesquisa sobre adaptógenos também está focada em encontrar novas maneiras de tornar os ingredientes mais palatáveis sem o uso de sabores ou agentes mascarantes”, observou Paul.

Os dados do Spoonshot mostram que, embora os suplementos representem a maior parte dos formatos de produtos adaptógenos no mercado, com 35% de distribuição, formatos de bebidas como chá, café e bebidas energéticas também são bastante populares. Aprofundando, 23% dos produtos adaptógenos no mercado vêm na forma de chá e 7% dos adaptógenos estão na forma de café funcional. De acordo com os dados da Spoonshot, todos os formatos de bebidas combinados (chá, café, suco e smoothies, mix de bebidas e energéticos) respondem por 44% do mercado de adaptógenos.

O campo dos adaptógenos ainda é relativamente novo, o que significa que marcas de todos os portes têm espaço para participar desse mercado. Os adaptógenos representam apenas cerca de 1% do mercado americano de suplementos alimentares e 2% em todo o mundo; portanto, a maioria dos consumidores de suplementos ainda não estabeleceu preferências nesse nicho. Com a conscientização do consumidor ainda baixa, o mercado de adaptógenos é uma lousa em branco para marcas empreendedoras. “O interesse do consumidor por esses produtos é bastante dinâmico e ainda não se estabeleceu em nenhuma marca, ingrediente ou formato específico. Isso deu ao mercado espaço para experimentar, com investimentos consideráveis observados em formatos emergentes, de gomas a bebidas, mastigáveis e geleias. Isso também permitiu aos formuladores empreendedores a oportunidade de combinar as funcionalidades de alívio do estresse e relaxamento com outros benefícios mais reconhecidos, como sono, imunidade ou digestão”, explicou Oster.

O mercado de adaptógenos está crescendo rapidamente, com analistas esperando que continue em 2023 e além. Os consumidores continuarão priorizando sua saúde mental, o que significa que a necessidade de suplementos para alívio do estresse não diminuirá no futuro próximo. À medida que os adaptógenos se tornam mais populares, os ingredientes validados por pesquisa terão um forte apelo para uma base de consumidores estressada e afetada pela pandemia.

Fonte: Nutritional Outlook




Notícias relacionadas



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: