Com a maior preferência do consumidor por bebidas de rótulo limpo, com ingredientes orgânicos e limpos, o Market Research Future (MRFR), observa que o uso de extratos botânicos não é apenas predominante no setor de saúde, mas também um dos componentes mais significativos no segmento de alimentos e bebidas.
De acordo com o relatório da Market Research Future, intitulado "Informações de mercado de extratos botânicos por formulário, aplicação e região - previsão até 2030", o mercado capturará uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,5% entre 2020 e 2030, atingindo uma avaliação de US $ 10,20 bilhões por 2030.
Uma abordagem natural e holística para a saúde e o bem-estar está em ascensão. Os consumidores estão cada vez mais procurando um benefício para a saúde (melhor para você), incluindo bebidas, seja uma alegação funcional ou um efeito de foco saudável. Essa tendência está levando os botânicos e adaptógenos a uma categoria de ingredientes mainstream.
Como os botânicos adicionam um sabor autêntico aos produtos, muitos estão associados a certos benefícios para a saúde. Durante séculos, plantas botânicas têm sido um componente-chave da medicina tradicional, aromaterapia e infusões de ervas. Extratos como o ginseng têm associações com energia, saúde imunológica e gerenciamento de estresse. Além disso, adaptógenos, como a ashwagandha, foram correlacionados com benefícios para o sono e gerenciamento do estresse, enquanto extratos como Terminalia Chebula foram estudados para fornecer suporte à saúde das articulações. Combinar esses benefícios com sabores de consumo de produtos botânicos pode ajudar a criar bebidas com sabor e bom gosto.
À medida que mais consumidores adotam uma abordagem proativa para o bem-estar holístico, muitos são atraídos por bebidas que contêm ingredientes botânicos. Os consumidores também associam ingredientes botânicos a várias qualidades, incluindo sustentável, natural, ‘melhor para você’ e confiável. Os consumidores conscientes de hoje estão buscando alimentos e bebidas que possam beneficiar a si mesmos, suas comunidades e o planeta, e os extratos botânicos são entendidos pelos consumidores como “mais próximos da natureza”, com ingredientes limpos e verdes que ajudam a atender a essa necessidade.
Outro fator por trás do uso de botânicos em bebidas é seu papel na premiumização, capturando a atenção dos compradores com produtos que contêm esses ingredientes. Essa é uma proposta de valor interessante para as marcas de bebidas, e aquelas que atuam na tendência cativarão os consumidores para potenciais compras repetidas.
Além dos sabores, os consumidores globais estão conectando ingredientes botânicos com várias qualidades respeitáveis. Os sabores botânicos se conectam com os consumidores em um nível altamente positivo, além do sabor. Também pensam nos botânicos como energéticos, interessantes, úteis, confiáveis e seguros.
Para os consumidores atraídos por produtos de rótulo limpo contendo ingredientes botânicos, os especialistas observam que os sabores botânicos podem adicionar um “pop” natural refrescante a uma variedade de bebidas.
Com o segmento de bebidas funcionais crescendo, além de seus atributos de bem-estar associados, os botânicos são procurados como fonte de experiências de sabor emocionantes. De nutrição ativa a bebidas energéticas, de chás engarrafados a refrigerantes, os ingredientes botânicos são fundamentais em uma variedade de formulações de bebidas funcionais. Os consumidores acreditam que os ingredientes botânicos são saborosos e não sentem que precisam sacrificar o sabor pela nutrição. Sucos, águas aromatizadas e bebidas com sabor de frutas estão entre os principais formatos de bebidas para inclusões botânicas.
Segundo especialistas, os sucos simples são os mais fáceis de formular, pois os ingredientes das bagas são adequados para aplicação. O sabugueiro avançou além do chá e está chegando às principais bebidas e sucos.
Outra categoria-chave que abrange os botânicos são as bebidas fermentadas, especialmente o kombucha. Um interesse mais recente na imunidade são os refrigerantes e as bebidas com benefícios combinados que têm apelo significativo, tanto para o consumidor quanto para o mercado de eSports, que está crescendo exponencialmente.
A combinação de botânicos pode facilmente unir categorias, como combinar extratos de ervas, como erva-doce culinário com sabores cítricos. Limão e gengibre funcionam particularmente bem em coquetéis e elixires zero álcool, especialmente porque o gengibre, como indutor de calor, pode imitar a sensação de aquecimento do álcool. Perfis de sabores de frutas tropicais também estão em alta nesse campo, incluindo abacaxi, manga, maracujá, carambola e mamão. Com uma pitada de açafrão para uma cor amarelo-alaranjada vibrante, juntamente com sua conexão com o suporte anti-inflamatório, as misturas de botânicos estão ganhando destaque em shakes de proteína e sucos prensados à frio. Além disso, os vegetais podem trazer um sabor e cor frescos e verdes às aplicações de bebidas, como água de pepino, jalapeño e margaritas de limão e smoothies ‘super verdes’ misturados com couve, rúcula ou espinafre.
Embora os botânicos populares, como cítricos, menta e gengibre, sejam os favoritos, os consumidores estão tomando nota de outros botânicos interessantes, incluindo lavanda, ruibarbo e várias raízes.
Em um mercado altamente competitivo, as marcas estão constantemente tentando se destacar e, curiosamente, grande parte dos consumidores dizem que os botânicos proporcionam uma experiência de sabor única. Formular com botânicos certamente pode conquistar o coração do consumidor, especialmente usando sabores de alto apelo, como menta, mel e canela.
Os fabricantes devem enfatizar a relação entre os sabores botânicos, suas emoções correspondentes e a associação com os benefícios para a saúde que evocam para criar sabores que atendam às necessidades dos consumidores durante o dia e de ocasião. Esses insights podem ser aproveitados para se conectar com os consumidores para oferecer uma experiência de sabor mais forte em alimentos e bebidas e apoiar o desenvolvimento de produtos.
Na área de bebidas, à medida que mais consumidores buscam sabores inovadores, os especialistas observam que os formuladores estão cada vez mais recorrendo a combinações botânicas para atender a essa demanda. Após a pandemia e os bloqueios, os consumidores desejam combinações de sabores inovadoras que lhes permitam experimentar os sabores do mundo, o que está impulsionando o uso de produtos botânicos. As tendências de baixo e sem álcool que impulsionam a categoria mocktail estão levando os formuladores a usar produtos botânicos para imitar a complexidade de um coquetel.
A redução de açúcar também é uma tendência que está impulsionando botânicos, como fruta do monge, estévia, etc. Com o aumento do desejo por bebidas com baixo ou sem álcool com gosto de bebidas alcoólicas, novos sabores botânicos estão em ascensão.
Embora utilizados na medicina ayurvédica e chinesa há mais de 1.000 anos, os especialistas observam que a crescente popularidade dos adaptógenos no segmento de bebidas funcionais está se espalhando por todo o mundo. Conhecidos normalmente como extratos naturais de ervas, flores, frutas e raízes, acredita-se que os adaptógenos apoiem e mantenham a boa saúde e, assim, melhorem a qualidade de vida geral. Os principais adaptógenos incluem ginseng (americano e asiático), ashwagandha, amla, rhodiola e manjericão, para citar alguns.
Na categoria de bagas, alguns extratos conquistaram seguidores como botânicos adaptogênicos. O mais conhecido nessa área é o sabugueiro. Um sistema imunológico saudável e equilibrado tornou-se uma prioridade entre os consumidores e a possibilidade de obter benefícios para a saúde imunológica das escolhas diárias de alimentos e bebidas está em alta. Estudos de pesquisa mostraram que o sabugueiro preto europeu demonstrou benefícios imunomoduladores. Flavonoides, como antocianinas, estão entre os principais constituintes ativos do sabugueiro que contribuem para seus efeitos terapêuticos. No entanto, um estudo recente mostrou que os polissacarídeos de ocorrência natural no sabugueiro preto europeu também desempenham um papel nos benefícios imunológicos.
Além disso, na altamente competitiva indústria de bebidas, a incorporação de benefícios imunológicos pode ser um verdadeiro diferencial. Os ingredientes de bagas ricos em flavonoides servem como uma ponte entre a indústria de suplementos e a indústria de alimentos e bebidas, fornecendo benefícios direcionados à saúde, bem como parâmetros de sabor, cor e solubilidade adequados à formulação.
Ao adicionar botânicos às formulações de bebidas, os especialistas observam que é preciso não apenas conhecimento e habilidade técnica, mas também um pouco de experimentação.
A solubilidade, por exemplo, é crítica e pode ser um desafio com botânicos baseados em raízes. Alguns botânicos podem trazer adstringência à matriz, que pode precisar ser corrigida com ingredientes complementares, como moduladores de sabor para melhorar o mouthfeel. Em termos de funcionalidade, os vegetais podem se degradar com a exposição prolongada ao calor, água ou luz. Os desenvolvedores de produtos devem calcular qualquer perda de funcionalidade para garantir que a bebida possa atender a quaisquer reivindicações ao longo da sua vida útil.
Ao formular bebidas com ingredientes de bagas escuras, as propriedades da cor natural devem ser consideradas. Dependendo da potência do ingrediente, a bebida resultante pode assumir uma tonalidade de vermelho a roxo escuro. Isso pode ser um benefício adicional bem-vindo para substituir as cores artificiais, mas também pode causar uma desconexão para algo como uma bebida de limão com cor roxa escura.
Ao desenvolver produtos posicionados em torno de uma necessidade de saúde específica, os fabricantes devem procurar utilizar produtos botânicos ou adaptógenos que sejam apoiados pela ciência para fundamentar seus efeito de saúde. Além disso, os fabricantes devem levar em consideração a origem e a proveniência do ingrediente como parte de um plano geral de desenvolvimento e marketing de produtos de longo prazo.
É vital saber primeiro quais botânicos ou adaptógenos que suportam estados de necessidades específicos são mais atraentes para os consumidores e depois combiná-los com sabores de bebidas para desenvolver um produto único que possa ser competitivo no mercado e interessante para os consumidores. Fazer isso construirá mais confiança com o consumidor final.
Fonte: Bev Industry