Transparência e simplicidade nos rótulos continuam impulsionando o crescimento da indústria de alimentos e bebidas, principalmente no setor de laticínios, como alegações nutricionais como natural, orgânico e não transgênico sendo procurados por consumidores preocupados com a saúde.
Pesquisas de mercado indicam que os ingredientes de rótulo limpo deverão crescer mundialmente, de US$ 38,8 bilhões em 2020, para US$ 64,1 bilhões até 2026, a um CAGR de 8,3% durante o período de previsão.
Segundo especialistas em ingredientes, esse crescimento é atribuído a uma maior demanda do consumidor por produtos de rótulo limpo e aos benefícios à saúde associados a ingredientes naturais e orgânicos.
O rótulo limpo não contém ingredientes artificiais, é isento de alérgenos comuns e geralmente enfatiza a sustentabilidade e as práticas éticas de abastecimento. Seu objetivo é fornecer aos consumidores escolhas alimentares mais transparentes e saudáveis.
No setor de laticínios, muitos iogurtes, leites, manteiga e bebidas já possuem declarações de ingredientes simples, além de apelo nutricional, devido ao seu teor de proteínas, vitaminas e minerais nativos. Segundo especialistas, os rótulos limpos não apenas influenciam fortemente as percepções de saúde dos consumidores, mas suas alegações são o principal atributo que os consumidores mais valorizam em laticínios e alternativas lácteas.
Com os consumidores exigindo mais transparência das marcas e querendo entender melhor a filosofia do produtor, os fornecedores de ingredientes estão desenvolvendo ingredientes funcionais e melhores para você que atendam a essas expectativas.
De acordo com os especialistas, o desafio e a oportunidade para os fornecedores de ingredientes está em entender as diversas interpretações e fornecer ingredientes que ajudem os produtores a atender as crescentes demandas de rótulos limpos, sem comprometer o sabor, a textura ou a cor dos produtos, principais atributos apreciados pelos consumidores.