Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Indústria 4.0 alavanca a produtividade de sorvetes

A Indústria 4.0 já é realidade no setor de sorvetes. Quando bem aplicada, gera grandes transformações. Em um cenário cada dia mais tecnológico, a fabricação de sorvetes traz novidades que beneficiam o consumidor e geram um importante ganho de eficiência da indústria. Consequentemente, os players investem cada vez mais na modernização das fábricas, aquecendo o mercado e gerando expressivos lucros.

Da impressão 3D à Internet das Coisas (IoT), a tecnologia 4.0 se faz presente em todas as etapas dessa indústria, com muitas inovações capazes de elevar a eficiência, a alavancagem e a produtividade. Além de oferecer um serviço diferenciado aos clientes, as novas técnicas de produção geram muito mais lucro para as empresas.

No Brasil, a indústria de sorvetes é um dos setores que mais sofre com os efeitos da sazonalidade climática. No verão, a produção ocorre a todo vapor, com as máquinas trabalhando ao máximo da sua capacidade para atender a alta demanda. Mas no inverno, a demanda cai e a produção naturalmente é reduzida. Assim, cabe à indústria do sorvete encontrar soluções para ajustar a capacidade produtiva versus demanda produtiva e o fino ajuste de máquinas pode ajudar nesse contexto.

Ao investir em uma máquina mais moderna, a indústria deve investir também na capacitação e treinamento do colaborador em todos os seus aspectos, desde o treinamento operacional até a valorização de pessoas.

Mesmo diante dos desafios, a indústria de sorvetes caminha para a implantação de tecnologias e processos 4.0 que trazem benefícios bastante significativos, como padronização, redução no custo da mão de obra e da rotatividade de funcionários, além de menores custos operacionais. Para pequenas e médias empresas, a automatização pode contribuir em processos bastante simples, independentemente do tamanho da fábrica. É necessário conhecer a operação, fazer medições e controles, para então possibilitar a aplicação de processos de automatização que realmente reduzam as perdas e os desperdícios.

Dessa forma, está claro que a aplicação da Indústria 4.0 é um diferencial competitivo dentro da indústria do sorvete, agregando valor de mercado para as empresas que optam por novas formas de fabricação, aquecem o mercado e conseguem gerar maiores lucros.

Fonte: Food Connection




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001