Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Consumidores associam natural e orgânico com rótulo limpo

As alegações naturais e orgânicas têm sido pontos de venda para alimentos e bebidas há décadas. São particularmente eficazes para consumidores que buscam atalhos de rotulagem rápidos que os ajudem a identificar alimentos “limpos”. De fato, pesquisas de consumidores conduzidas pela Innova Market Insights mostram consistentemente que as definições do consumidor de rótulo natural e de rótulo limpo são muito semelhantes. Além disso, muitos consumidores acreditam que os produtos naturais também são orgânicos.

Natural e orgânico se entrelaçam nas previsões das 10 principais tendências da Innova todos os anos. Embora as tendências relacionadas tenham evoluído desde 2016 - sabores naturais, sem aditivos/conservantes, rótulo limpo, transparência na cadeia de suprimentos, sustentabilidade -, atributos limpos e naturais sempre têm um lugar.

Os consumidores muitas vezes não estão cientes de que os termos natural e orgânico diferem em significado. A rotulagem orgânica é altamente regulamentada na América do Norte, com requisitos de certificação semelhantes nos Estados Unidos e no Canadá. Em contraste, o termo natural não é definido de forma clara ou consistente para uso em embalagens.

Para o registro, o banco de dados Innova classifica alimentos e bebidas naturais como aqueles com uma declaração ou descrição no rótulo declarando que são naturais, feitos com ingredientes naturais ou 100% naturais. Já os consumidores percebem os produtos naturais como sem aditivos, conservantes, cores artificiais ou sabores artificiais e como sendo saudáveis, seguros e melhores para o meio ambiente. Também acreditam que alimentos e bebidas orgânicos são mais saudáveis do que outros produtos.

Pesquisas de consumidores conduzidas pela Innova Market Insights durante os últimos dois anos demonstram uma variedade de percepções em relação ao natural e orgânico. Na Pesquisa de Saúde e Nutrição Innova 2020, os consumidores mais associaram o conceito de rotulagem/alimentação “limpa” com ingredientes naturais e orgânicos, bem como sem aditivos/conservantes. Pelo menos 60% dos consumidores pesquisados de 10 países dizem que é importante ou muito importante escolher alimentos naturais por sua nutrição inerente como parte de uma alimentação saudável.

A naturalidade foi apontada como a principal razão para o aumento do consumo de produtos orgânicos. Um terço dos entrevistados considera mais saudável comprar orgânicos e pelo menos um em cada cinco consumidores pesquisados dizem que compram produtos orgânicos para evitar pesticidas, porque confiam em orgânicos e porque têm melhor sabor.

A Pesquisa de Categoria Innova 2020 pediu aos consumidores que nomeassem até três fatores importantes de uma lista de 22 fatores que influenciam as decisões de compra em 29 categorias de produtos. A naturalidade e a ausência de aditivos foram em média o segundo e terceiro fatores mais importantes após a segurança do produto. Os posicionamentos orgânicos e não transgênicos também estavam no top 10. Isso os colocou à frente de indulgência e dos muitos fatores específicos de saúde e bem-estar.

Segmentados por grupo geracional, os Boomers são mais propensos a nomear natural ou sem aditivos como influências-chave em suas escolhas de compra. No entanto, o interesse em estratégias de abastecimento natural mais específicas (por exemplo, certificado orgânico ou não OGM) parece ser maior entre os Millennials (26 a 35 anos) e a jovem Geração X (36 a 45 anos).

As pesquisas realizadas em 2021 incluíram perguntas relacionadas a naturais e orgânicos. O Innova Health & Nutrition Survey perguntou aos entrevistados como eles classificariam sua abordagem predominante para alimentação saudável. Quase um quarto relata a escolha de alimentos naturais para nutrição inerente e quase um quinto escolhe alimentos naturais para evitar aditivos e conservantes. No Innova Lifestyle & Attitudes Survey, 41% dizem que os ingredientes naturais são mais importantes para eles em um alimento ou bebida saudável, ficando em segundo lugar depois do frescor. Os entrevistados do Innova Meat, Dairy & Alternative Protein Survey associam a alimentação à base de plantas com naturalidade e sustentabilidade.

Os lançamentos de produtos com alegações naturais e orgânicas têm sido relativamente estáveis nos últimos anos, com crescimento anual composto (CAGR) de 3,7% para orgânicos e 0% para naturais. As principais categorias, em geral, incluem cereais, alimentos para bebês e crianças pequenas, pastas e panificação.

Entre os produtos com alegação natural, molhos e temperos respondem por 16,1% dos lançamentos em 2021 e são a categoria que mais cresce. Snacks e lançamentos para bebês e crianças também figuram entre as principais categorias com apelo natural. A Innova vê um forte crescimento para alegações naturais em diversas subcategorias, que refletem a crescente popularidade de produtos limpos em todo o espectro de alimentos e bebidas, como hard seltzers (+144%) e barras de chocolate (+92%). Vários tipos de substitutos de carne são cada vez mais rotulados como naturais, mas essa tendência não se estende aos orgânicos, pois os substitutos de carne tendem a ser altamente processados e com ingredientes que não são orgânicos.

Dado o nível de preocupação que os pais têm com a saúde e a segurança de seus filhos, não é de surpreender que os lançamentos de produtos para bebês e crianças liderem outras categorias com alegações orgânicas, representando um em cada seis lançamentos em 2021. Molhos e temperos, panificação, pratos prontos e acompanhamentos e bebidas quentes também representam maiores proporções dos lançamentos de 2021. Assim como as alegações naturais, as alegações orgânicas estão crescendo rapidamente em bebidas alcoólicas, lideradas por bebidas alcoólicas com sabor (+140%) e hard seltzers (+80%).

A Innova também acompanha a evolução dos ingredientes, incluindo sabores, corantes, adoçantes e conservantes. O sabor é uma das áreas mais inovadoras da indústria de ingredientes. Milhares de compostos de aromas naturais e sintéticos estão disponíveis hoje e novos compostos continuam a ser introduzidos a cada ano.

Aromas naturais derivados de commodities - como especiarias, ervas, frutas, vegetais, sucos, outros materiais vegetais, carnes, frutos do mar, ovos e laticínios - representam o tipo dominante de aromatizante usado hoje. Aromas artificiais ou sintéticos normalmente são cópias sintetizadas quimicamente de aromas naturais.

O termo “idêntico ao natural” na lista de ingredientes refere-se a sabores que são quimicamente idênticos a um sabor natural, mas produzidos por meio de processos químicos ou por modificação química de substâncias naturais. Na maioria dos principais mercados, incluindo os Estados Unidos, os sabores idênticos ao natural são considerados artificiais e devem ser rotulados como tal. Os fabricantes de alimentos estão cada vez mais procurando substituir compostos de sabor adicionados por ingredientes naturais que conferem notas de sabor, como extratos de plantas ou ingredientes do mundo vegetal.

Os corantes alimentícios servem a vários propósitos, incluindo compensar a perda de cor durante o processamento e armazenamento, adicionar cor a alimentos e bebidas que são incolores conforme formulados (por exemplo, refrigerantes e doces à base de açúcar) e tornar os produtos visualmente mais atraentes para os consumidores. Este último aspecto tem se tornado cada vez mais importante na era das mídias sociais, pois os consumidores adoram compartilhar fotos de suas comidas e bebidas com amigos e familiares, e cores vibrantes são altamente valorizadas.

Os corantes naturais são derivadas de fontes naturais, como vegetais, frutas, plantas e minerais. São obtidos por extração física e/ou química, que separa os pigmentos dos constituintes nutritivos e aromáticos. Assim como os corantes artificiais, eles vêm em várias formas e estão desfrutando de popularidade como parte da crescente demanda por alimentos e bebidas mais naturais que também tenham uma boa aparência visual. O uso de corantes naturais é distribuído uniformemente pelas categorias de mercado de alimentos e bebidas, com pico em panificação, confeitaria, snacks e refeições prontas.

Fora das 10 principais categorias, os produtos para bebês e crianças também são um alvo significativo. Os alimentos corantes consistem em extratos naturais ou concentrados de plantas, frutas ou vegetais que podem dar cor. As cores artificiais normalmente são derivadas quimicamente e compostas de hidrocarbonetos complexos, íons de nitrogênio e enxofre. Geralmente, são mais estáveis, vibrantes e econômicas do que as variedades naturais e vêm nos formatos líquido, gel, pó e pasta.

A pressão por rótulos totalmente “limpos” está levando à substituição de compostos de cor por ingredientes naturais que podem dar sua própria contribuição à coloração. O movimento anti-aditivo, combinado com os problemas de saúde associados aos corantes artificiais, impulsionou a demanda por cores naturais nas últimas décadas. Mais recentemente, a revolução do rótulo limpo deu um passo adiante, promovendo o interesse na substituição de cores adicionadas por cores à base de plantas ou alimentos de fontes como florais, botânicos, ervas, frutas e vegetais. Além disso, tanto os corantes artificiais quanto os corantes naturais estão sofrendo uma queda na demanda, com cada vez mais fabricantes buscando alegações de “sem corantes adicionados”.

Os adoçantes naturais estão desfrutando de crescente popularidade, com os adoçantes de alta intensidade estévia (e seus glicosídeos de esteviol) e fruta do monge experimentando uma expansão sólida nos últimos anos. Esses adoçantes - juntamente com o açúcar raro alulose e o álcool de açúcar eritritol - vêm de fontes naturais e são comercializados como naturais. Também estão disponíveis em formas orgânicas.

A produção comercial em larga escala, no entanto, normalmente depende de processos como fermentação, ao invés de extração do adoçante de uma fonte natural. Adoçantes artificiais, incluindo sucralose, acessulfame K e outros, continuam sendo populares e amplamente utilizados, especialmente em refrigerantes.

Conservantes e antioxidantes naturais estão ganhando cada vez mais popularidade, com ingredientes tradicionais, como vinagre e suco de limão, ambos ressurgindo no ambiente de consumo moderno. Ao mesmo tempo, versões naturais de vitamina C e tocoferóis são cada vez mais preferidas, enquanto surgem antioxidantes botânicos, principalmente extratos de alecrim ou cebola.

Espera-se que os produtos naturais e orgânicos continuem a ganhar participação de mercado, à medida que os consumidores procuram maneiras de desempenhar um papel na proteção do planeta.

Fonte: Prepared Foods




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001