Perfil Corporativo 2025

Vote nas empresas destaque do setor

Conheça os Perfis de 2025

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Fibras da raiz de chicória: Benefícios para o controle de peso confirmados por meio de revisão sistemática com meta-análise

Uma nova revisão sistemática da literatura com meta-análise, conduzida por Reimer et al[i] , demonstra que a ingestão de fibra de raiz de chicória promove uma redução significativa do peso corporal, índice de massa corporal (IMC), massa de gordura corporal, circunferência da cintura e, até certo ponto, na porcentagem de gordura corporal. Com base nessa revisão, agora há evidências ainda mais fortes para mostrar que a suplementação com fibra de raiz de chicória pode levar a reduções clinicamente significativas no peso corporal e outros parâmetros de controle de peso.

A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis relacionadas à dieta. Com uma em cada oito pessoas no mundo vivendo com obesidade e 2,5 bilhões de adultos com excesso de peso, [ii] o controle do peso tornou-se uma prioridade de saúde global. Com isto em mente, estas descobertas são de importância fundamental, pois demonstram que a inulina e a oligofructose da raiz de chicória são eficazes e devem ser incorporadas em produtos que buscam fornecer resultados positivos com base científica.

Na revisão sistemática com meta-análise, considerada a metodologia mais robusta na hierarquia de evidências científicas, foram incluídos 32 estudos clínicos controlados randomizados e quase 1200 participantes. Os estudos foram selecionados com base em um extenso processo de busca e revisão de literatura que seguiu as diretrizes do Cochrane Handbook for Systematic Reviews and Interventions[iii] e os padrões de qualidade PRISMA para relatar revisões sistemáticas e meta-análises[iv]. Os critérios de inclusão para os estudos foram baseados no consumo de fibra de raiz de chicória em estudos clínicos que foram projetados para avaliar seu efeito no peso corporal, IMC, gordura corporal total, porcentagem de gordura corporal ou circunferência da cintura em adultos em todas as condições de saúde.

O peso corporal foi o parâmetro de resultado primário para a revisão sistemática com meta-análise, o que foi determinado em 29 dos ensaios que envolveram 1184 adultos. Estes demonstraram que a suplementação com fibra de raiz de chicória resultou em uma redução de 2% no peso corporal, estatisticamente significativa e clinicamente relevante, em comparação com o placebo. A análise de subgrupo a priori[v] com base na dose de fibra de raiz de chicória, também destacou uma redução significativa no peso corporal em uma dose de ≤10g/d[vi]. Além disso, a revisão revelou que a eficácia da fibra de raiz de chicória na perda de peso não foi reduzida ao longo do tempo, mas se tornou ainda mais acentuada. Os pesquisadores ainda relataram que a perda de peso foi alcançada independentemente do estado de saúde do indivíduo.

Junto com a redução de peso, a fibra da raiz de chicória demonstrou apoiar reduções nos parâmetros de IMC, massa de gordura corporal e circunferência da cintura. Do mesmo modo, quando a suplementação durou pelo menos 8 semanas[vii], uma redução na porcentagem de gordura corporal foi observada.

Comentando sobre as descobertas, a Prof. Dra. Raylene Reimer, da Universidade de Calgary, no Canadá: disse: “Os prebióticos foram investigados por sua capacidade de modular a microbiota intestinal e afetar vários aspectos da saúde metabólica. Esta revisão sistemática com meta-análise mostra que os frutanos do tipo inulina, especificamente aqueles derivados da raiz de chicória, impactam beneficamente múltiplos aspectos do controle de peso. Considerando os resultados positivos observados em uma ampla gama de participantes, a fibra prebiótica da raiz de chicória pode ser uma ferramenta importante para ajudar a promover um melhor controle do peso corporal.”

As fibras prebióticas da BENEO, Inulina e Oligofructose Orafti®, são frutanos do tipo inulina. Elas são fibras prebióticas naturais, não transgênicas e de rótulo limpo, derivadas da raiz de chicória por meio de um método suave de extração com água quente, diferente de outras fibras que são obtidas sinteticamente ou quimicamente. Elas podem ser usadas em uma ampla gama de aplicações em alimentos e bebidas, incluindo alimentos para bebês, de acordo com as legislações nacionais. Como prebióticos comprovados, as fibras da raiz de chicória (inulina e oligofructose) apoiam uma microbiota intestinal saudável e promovem seletivamente o crescimento de microrganismos benéficos, como as bifidobactérias, no intestino. Sendo prebióticos, elas também desencadeiam uma cascata de efeitos metabólicos, resultando na promoção da saciedade, ajudando assim as pessoas a reduzir naturalmente sua ingestão de alimentos.

[i] Reimer RA, Theis S, Zanzer YC. Os efeitos da suplementação de frutanos do tipo inulina de chicória nos resultados do controle de peso: revisão sistemática, meta-análise e meta-regressão de ensaios clínicos randomizados. Am J Clin Nutr. 2024 Sep 21:S0002-9165(24)00751-2. doi: 10.1016/j.ajcnut.2024.09.019. Epub ahead of print. PMID: 39313030.

[ii] World Health Organization, Obesity and Oveweight, 1 March 2024, https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight

[iii] Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA, eds. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. 2nd Edition. John Wiley & Sons: Chichester (UK). https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781119536604#:~:text=Cochrane%20Handbook%20for%20Systematic%20Reviews%20of%20Interventions.%20Editor?msockid=19fad51910c86e391a14c18d110e6fd8

[iv] Page et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 372:n71. https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71

[v] A priori é um termo aplicado ao conhecimento considerado verdadeiro sem ser baseado em experiência ou observação anterior.

[vi] Esse valor é derivado da mediana dos estudos investigados.

[vii] Esse valor é derivado da mediana dos estudos investigados.

Créditos da Imagem: BENEO/Divulgação




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: