A Duas Rodas, empresa brasileira de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, concluiu a aquisição de 100% da tropextrakt GmbH, com sede em Frankfurt, na Alemanha.
A transação faz parte do novo ciclo de crescimento da Duas Rodas, que está prestes a completar 100 anos, possuindo sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, unidades de produção em quatro países, e escritórios nos Estados Unidos e China. Além disso, a empresa atende a mais de 10.000 clientes globalmente, alcançando um faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2023. “Somos uma empresa baseada em excelência e inovação constante. Com a aquisição da tropextrakt, vamos criar um centro de negócios, pesquisa e inovação para o mercado europeu”, disse Leonardo Fausto Zipf, Presidente do Grupo Duas Rodas.
A tropextrakt importa e distribui extratos botânicos e toda variedade de insumos naturais de frutas tropicais, como purês e sucos concentrados, para cerca de 1.000 clientes. Além do fornecimento de itens fundamentais à fabricação de alimentos e bebidas, opera um laboratório para testes de aplicação dos ingredientes no produto final. Com a aquisição por parte da Duas Rodas, esse laboratório será transformado em um centro de inovação e tecnologia, que ampliará a pesquisa e o desenvolvimento de produtos voltados à indústria de suplementos e alimentos funcionais. O mercado de alimentos ligados à saudabilidade é uma das principais avenidas de crescimento da Duas Rodas no mercado europeu.
Esta é a quinta aquisição da Duas Rodas e a quarta realizada fora do Brasil. Atualmente, a empresa possui unidades de negócios nos Estados Unidos, Chile, Colômbia, México e China e exporta para mais de 40 países.
A aquisição da tropextrakt será fundamental para que a Duas Rodas continue a ampliar suas exportações. O mercado internacional representa, em média, 18% das receitas totais da empresa e deve chegar a 25% nos próximos quatro anos sem novas aquisições, ou a 45%, com novas compras.
Nos últimos cinco anos, a Duas Rodas registrou um crescimento anual médio de 16% no faturamento consolidado e alta performance em seus resultados.